Presidente do Bird pede desculpas por favorecer namorada

O presidente do Banco Mundial (Bird), Paul Wolfowitz, abriu a entrevista à imprensa concedida na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI), pedindo desculpas pelo episódio envolvendo sua namorada, Shaha Riza.

"Eu cometi um erro e por isso peço desculpas", afirmou durante a abertura do Encontro de Primavera, em Washington. Wolfowitz está se referindo à transferência e correspondente aumento salarial de sua namorada, do Banco Mundial para o Departamento de Estado dos EUA. Ele falou que a situação é sem precedentes e pode representar um risco legal para a instituição. "Eu assumo a responsabilidade formal e aceitarei qualquer resolução que for imposta a mim pelo corpo diretor do banco", afirmou.

A transferência da namorada de Wolfowitz ocorreu há dois anos, quando ele foi para a presidência do Banco Mundial e foi uma forma de contornar as regras que proíbem relações "românticas" entre funcionários do organismo para evitar conflitos de interesse. Riza recebeu dois aumentos salariais, que podem ser vistos como favorecimento na instituição que combate a corrupção e prega a integridade.

Voltar ao topo