Presidente diz que democracia deve funcionar para os que precisam dela

Ao falar para os integrantes do Conselho Nacional de Juventude, instalado hoje (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o compromisso do governo é fazer a "democracia brasileira funcionar para os que mais precisam dela, assegurando a cada cidadão o mesmo ponto de partida".

Segundo Lula, é preciso dar oportunidade aos jovens, para que eles "provem seu mérito, sem limite da desigualdade econômica, que separa previamente a fila do sucesso e a fila da desilusão", afirmou o presidente durante a solenidade no Palácio do Planalto.

Lula explicou que o Conselho, a ser presidido pelo ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, "não é um instrumento do Estado para os jovens". Segundo ele, o Conselho é um espaço para que a juventude apresente suas reivindicações, críticas e contribuições ao desenvolvimento nacional.

"É um espaço no qual a juventude brasileira, que tem sido capaz de criar suas organizações representativas e autônomas em todas as regiões do país, poderá expressar amplamente sua generosidade transformadora, para podermos construir, juntos, um Brasil mais soberano", destacou.

A criação do Conselho, de acordo com o presidente Lula, foi uma forma de conhecer o caminho para melhorar as condições e a qualidade de vida da juventude brasileira.

"Ao invés de fazermos uma pesquisa para saber o anseio de vocês, nós preferimos consolidar o Conselho, para que o Estado brasileiro, neste e em outros governos, tenha a capacidade, a inteligência de não perder de vista a oportunidade de sempre ouvir o clamor dos mais diferentes segmentos da sociedade, porque assim nós, e quem quer que seja que venha depois de nós, erraremos menos do que se não ouvirmos a nossa sociedade", afirmou.

Voltar ao topo