Presidente critica imprensa e garante que PAC será cumprido integralmente

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta terça-feira (8) que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será cumprido
"integralmente". Ele criticou notícias divulgadas pela imprensa segundo as quais metade do programa corre risco de não ser executada.

Segundo o presidente, a imprensa misturou "cebola com alho, dizendo que é a mesma coisa, e tenta passar a idéia de que metade do PAC está preocupante".

"O PAC será cumprido integralmente. Para surpresa de alguns, ele será cumprido quase na sua totalidade — obviamente depende de chuva e de algumas coisas", disse Lula, ao inaugurar o Centro Operacional e Administrativo dos Correios, na cidade de São José, em Santa Catarina.

Segundo balanço sobre os 100 dias de andamento do PAC, divulgado ontem (7) pelo governo, dos 1.646 empreendimentos previstos no programa, mais da metade está com andamento adequado e 52,5% das obras estão com cronograma em dia e com "riscos administrados". Somente 8,4% das obras, conforme o governo, são consideradas preocupantes, porque estão com significativo atraso no cronograma e com elevado risco.

"Eu não tenho dúvida de que, quando a gente terminar o mandato, as pessoas que começaram a dizer que o PAC não existe e que o PAC não funciona vão ter que se curvar, como se curvaram no ano passado, quando pensavam que eu tinha acabado com a política brasileira, e tiveram que saber que o povo é mais inteligente do que a gente imagina neste país", acrescentou.

Lula elogiou a Câmara dos Deputados, por ter aprovado medidas do PAC, e disse acreditar que o Senado fará o mesmo. "Isso é uma resposta para quem vive dizendo que a Câmara atrapalha. Não tenho dúvida de que o Senado Federal terá o mesmo comportamento".

Por causa do mau tempo na cidade de Campos Novos (SC), o presidente cancelou a ida à inauguração da usina hidrelétrica da cidade.

Voltar ao topo