Prefeitura abre concurso para contratação de médicos

A Prefeitura de Curitiba abriu nesta segunda-feira (07) as inscrições para o concurso para contratação de médicos que irão atuar na rede municipal de saúde. Serão contratados 144 profissionais que vão cobrir o déficit de médicos existente na rede. São 27 para pediatras, 26 para gineco-obstetras, 87 para clínicos gerais e quatro para médicos psiquiatras. As inscrições vão de 7 a 20 de março.

O concurso será realizado no dia 10 de abril. O secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que o déficit de médicos nas unidades de saúde ocorre pela dificuldade de captar profissionais, diante da falta de salários mais atrativos. "Mesmo com as todas as condições de trabalho que a rede oferta e os seis concursos para médicos feitos nos últimos três anos, as dificuldades persistem", diz.

Os médicos da Prefeitura recebem, além de férias, 13º salário, licença prêmio (após 5 anos de atividade) e plano de assistência à saúde -, 30% de insalubridade e remuneração variável, no valor de 20% a 40% do salário base, paga a cada três meses (60% a 120%). Eles ainda vão receber uma gratificação especial, em fase de estudos pela administração municipal, "que tornará o salário final do médico compatível com o mercado de trabalho", diz Caputo.

O secretário acrescenta que as unidades estão estruturadas tanto para oferecer um atendimento de qualidade como para facilitar o trabalho do profissional. "Os consultórios são informatizados e o atendimento é facilitado pelo prontuário eletrônico, que traz todo o histórico do paciente, além dos serviços do Laboratório Municipal, que faz 1,7 milhão de exames por ano". Os médicos dispõem também de protocolos nas diversas áreas de atuação e capacitação permanente.

Os médicos aprovados no concurso vão poder atuar como generalistas nas unidades integradas ao Programa Saúde da Família (PSF). Os médicos do PSF trabalham oito horas e, portanto, recebem o valor do salário dobrado. Para os profissionais que atuam no PSF, a Secretaria Municipal da Saúde está desenvolvendo um processo de Educação Permanente para Médicos, que permite ao profissional o aperfeiçoamento de habilidades clínicas nas áreas básicas de atuação.

Voltar ao topo