Prefeitos ressaltam parceria para melhorar segurança

Durante a reunião da Operação Mãos Limpas na manhã desta segunda-feira (07), os prefeitos da região metropolitana de Curitiba reforçaram a importância do trabalho conjunto para a melhoria da segurança pública em suas cidades. Os projetos municipais, a exemplo da polícia comunitária implantada pelo governo estadual, também contam com a participação da comunidade para discutir segurança pública.

O prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira, contou sobre a integração entre a Guarda Municipal e o Projeto Povo. ?Com o trabalho em conjunto, a criminalidade na região Norte da cidade, que é considerada a mais crítica, caiu cerca de 40%?, registrou. Segundo ele, foi criado o Centro Integrado de Segurança na cidade para ajudar no combate à violência. ?Nossa intenção é atingir a origem do problema e é muito importante a participação da comunidade e das prefeituras?, disse.

Em Campo Largo, a polícia realizou uma operação no último final de semana do mês passado que foi elogiada pelo prefeito. ?Foram fechadas casas noturnas que há muito tempo funcionavam e incomodavam a população. A polícia fez um trabalho belíssimo, que com certeza contribuiu para o desenvolvimento da cidade?, disse o prefeito Edson Basso.

O prefeito de Campo Magro, Rilton Boza, contou que também promove reuniões de segurança pública entre a comunidade. ?É a própria população quem dá aos policiais as informações primordiais para melhorar a segurança?, disse. Já em Fazenda Rio Grande, foi criado pela prefeitura um telefone de disque-denúncia, para que a comunidade participe anonimamente do combate ao crime.

Sustentável

O prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, pediu maior reforço no Jardim Tropical, no bairro Guarituba. Ele enfatizou a necessidade de pensar em desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana, com redistribuição de empresas para gerar emprego e diminuir o número de pessoas desempregadas e, conseqüentemente, a criminalidade na região.

O governador Roberto Requião completou que o governo atual trabalha para gerar emprego e renda para a população pobre. ?Esta política de desenvolvimento sustentável existe desde o início deste governo?, afirmou. Requião sugeriu uma reunião do prefeito com o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul. Será realizada também uma reunião com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para discutir com os prefeitos o desenvolvimento da região metropolitana de Curitiba.

Voltar ao topo