Prefeito defende integração da RMC também na segurança

Ao proferir, nesta terça-feira (1) aula inaugural do curso de formação técnico-profissional para 112 guardas municipais, o prefeito Beto Richa disse que é preciso integrar Curitiba com as demais cidades da Região Metropolitana, inclusive na área de segurança.

"Hoje não podemos nos limitar a pensar em Curitiba isoladamente", afirmou o prefeito ao falar aos alunos no Salão de Atos do Parque Barigüi. Lembrando que é impossível separar a capital dos municípios vizinhos, Beto Richa disse que a Guarda Municipal está presente no projeto de integração metropolitana.

O prefeito citou o programa "Cinturão da Boa Vizinhança", proposto pela Prefeitura de Curitiba para os municípios da Região Metropolitana, que prevê a ação conjunta das prefeituras nas áreas de educação, transporte e meio ambiente. Ele acrescentou que para a sua concretização, o projeto necessita da Guarda Municipal.

O curso iniciado nesta terça-feira é destinado a guardas municipais do quadro especial da Prefeitura. Para avançar do quadro especial para o quadro permanente, além da conclusão do 2º grau, os guardas precisam participar do curso de formação e do procedimento seletivo de transição. Dos 1.316 integrantes da Guarda Municipal, 535 encontram-se nessa situação. Os demais 781 ingressaram na carreira mediante concurso público ou já concluíram o curso de formação técnico-profissional.

Na aula inaugural também estavam presentes o vice-prefeito Luciano Ducci; o diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Daniel Alves de Carvalho, representando o comandante geral da PM no Estado, coronel David Antonio Pancotti; o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Carlos Homero Giacomini; o secretário municipal de Recursos Humanos, Arnaldo Agenor Bertone; e o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior.

Com 384 horas/aula, o curso será realizado na Academia Policial Militar do Guatupê. O convênio para a realização do curso na Academia foi firmado entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Durante três meses os guardas vão participar de cinco módulos, com as seguintes matérias: Cultura Jurídica, Legislação Especial, Técnica Operacional, Comunicações, Atuação e Relações Humanas. O curso será ministrado por instrutores das secretarias municipais da Defesa Social, Recursos Humanos, Turismo e Meio Ambiente, e pelo Imap, Diretran e polícias Civil e Militar.

Na solenidade, o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, lembrou que todas as promessas de campanha na área da segurança estão sendo cumpridas: capacitação dos guardas municipais e integração com outros órgãos, como as polícias do Estado. "São servidores antigos que têm oportunidade de crescer na carreira", afirmou. O secretário adiantou que até maio serão chamados mais 120 candidatos classificados no último concurso público para guarda municipal. Outros 120 também deverão ser convocados até o final desse ano, totalizando 240 novos guardas, o que representa um acréscimo de quase 20% no efetivo da corporação.

Destacando a confiança e a credibilidade que a Guarda Municipal tem junto à população de Curitiba, o diretor de Ensino da PM disse que a Academia Policial Militar do Guatupê dará grande contribuição para a formação dos alunos que estão iniciando o curso de formação. "Vemos um fortalecimento cada vez maior das Guardas Municipais em todo o país", afirmou o coronel Daniel Alves de Carvalho.

Entrega de microônibus

Durante a aula inaugural, o prefeito Beto Richa fez a entrega oficial de um microônibus para a Guarda Municipal. A aquisição do veículo foi feita com recursos liberados para a Prefeitura de Curitiba pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça.

Ainda durante a solenidade, o prefeito entregou a primeira carteira funcional que agora passa a ser utilizada por todos os guardas municipais de Curitiba. Quem recebeu o documento das mãos do prefeito foi o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos, que em nome de toda a corporação agradeceu a medida, uma antiga reivindicação.

Voltar ao topo