Prazo de inscrições para feiras de artesanato termina nesta sexta

Os artesãos que pretendem comercializar seus produtos em uma das 22 feiras de artesanato existentes nos bairros de Curitiba têm até a próxima sexta-feira (23) para inscreverem-se. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa do Artesanato, que fica na Rua Mateus Leme, 22. O atendimento ao público acontece diariamente, das 9 às 12 horas e das 14 às 17h30.

Para se inscrever, o artesão deve apresentar três amostras do produto para avaliação em até duas categorias. A regra muda apenas para os artesãos que produzem produtos alimentícios. Neste caso, a pessoa faz a inscrição e agenda um dia para a avaliação do produto. O artesão tem o direito de apontar três opções de feiras em que gostaria de trabalhar. Para se inscrever, o interessado precisa ser maior de 18 anos e apresentar pessoalmente sua identidade no ato da inscrição.

O secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, diz que a seleção dos artesãos será definida por uma equipe formada por coordenadores das feiras. Eles são responsáveis pela avaliação da qualidade e aceitação dos produtos. Se o produto for aprovado e houver vaga na feira escolhida, o início do trabalho pode ser imediato.

Carvalho explica que a seleção não inclui a Feira da Praça Garibaldi, popularmente conhecida como Feirinha do Largo da Ordem, que não comporta novos artesãos. Atualmente, a Secretaria do Turismo está fazendo um estudo e o recadastramento dos artesãos que atuam na Feira do Largo, a mais tradicional da cidade. "Temos a missão de reordenar essa feira, fazendo com que ela seja realmente um local onde se pode expor e comprar o artesanato da cidade. Hoje vemos que ela está descaracterizada, com a comercialização de produtos industrializados", diz o secretário.

Curitiba possui 23 feiras de artesanato que abrigam 1.650 expositores. A maioria deles (1.080) expõem na Feirinha do Largo da Ordem. As feiras de bairro que estão com as inscrições abertas são as da Cândido Xavier, Bairro Novo, Água Verde, José Bonifácio, Padre Júlio de Campos, Bacacheri, Juvevê, Passeio Público, Santa Felicidade, Vila Hauer, Portão, Cristo Rei, Capão da Imbuia, Cidade Industrial de Curitiba, Rua da Cidadania Boqueirão, Barreirinha, Praça Afonso Botelho, Pão de Açúcar da República Argentina, Novo Mundo, Leôncio Côrrea, São Lourenço e Jardim das Américas.

Voltar ao topo