Portos receberam este ano investimentos de R$ 600 milhões

Brasília – Os investimentos nos portos brasileiros vão somar este ano R$ 600 milhões. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, chama de Agenda dos Portos os recursos destinados principalmente a 11 principais terminais portuários responsáveis pelo escoamento de 90% das exportações brasileiras.

"Fizemos investimentos na maioria desses portos para melhorar o acesso e para melhorar a capacidade de transporte de cargas", afirma Nascimento. Ele explica que são problemas, por exemplo, a pouca profundidade da margem dos portos e a proximidade com os moradores das áreas urbanas, como acontece em Santos (SP) e no Rio de Janeiro. "O caminho que temos é buscar saída a médio e longo prazo como, por exemplo, ter uma boa ?retroárea?, que é aquela área nas proximidades dos portos, para instalação de infra-estrutura com bom acesso e bom deslocamento dessa concentração de pessoas".

O ministério tem feito a dragagens destes portos, com já aconteceu com o de Santos e de Vitória. "Os principais portos do país já não possuem as condições adequadas para funcionarem bem porque, quando esses portos foram construídos, não tínhamos navios nos tamanhos desses portos".

O ministro Alfredo Nascimento concedeu, nesta quinta-feira (27), entrevista coletiva às emissoras de rádio da Radiobrás (Rádio Nacional AM de Brasília, Nacional AM do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia OC) e a emissoras parceiras.

Voltar ao topo