Porto de Paranaguá registra alta de 55% nas exportações de carros

As exportações de veículos pelo Porto de Paranaguá alcançaram nos primeiros três meses e meio do ano de 2007 um crescimento de 55% sobre o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados nesta terça-feira (17) e, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), são reflexo do que vem acontecendo em Paranaguá onde, a cada semana, uma média de dois navios atraca para movimentar entre mil e 3 mil veículos.

De janeiro a 15 de abril, foram embarcados 29.970 unidades, contra 19.364 unidades no mesmo período de 2006. Os volumes são resultado da logística adotada no Porto, que garante a otimização do transporte das cargas, e ainda do aquecimento de mercados, como o mexicano e o argentino, para onde são enviados modelos da Volkswagen, Renault e Nissan.

O crescimento dos embarques de veículos pelo Porto de Paranaguá contraria a atual situação das exportações brasileiras. Enquanto o porto paranaense registra aumento de 55%, as exportações nacionais apresentam queda de 9,5%. ?Estamos registrando aumento em todas as cargas de modo geral. Mas a movimentação de carros é sem dúvida um dos nossos destaques?, afirmou o superintendente Eduardo Requião.

É para o México que segue a maioria dos veículos embarcados pela empresa ?Wilson Sons?, uma das que realizam operações com veículos. A responsável pela documentação de exportações, Fernanda Domingues Veiga, disse ter verificado incremento de 30% nos embarques, impulsionados, conforme explicou, pela abertura do mercado internacional para a produção brasileira.

?Além do câmbio atrativo, a indústria brasileira está bem visada, o que estimula as operações, principalmente para o porto de Vera Cruz, no México, para onde parte a maioria dos nossos veículos. A freqüência de embarques é semanal?, confirmou Veiga.

Mão-de-obra

No último final de semana, apenas a ?Wilson Sons? embarcou 259 unidades. Entre os dias 22 e 23 de abril, acontecerá novo embarque da empresa, que movimenta em média 800 unidades entre importação e exportação.

?A logística adotada pela Appa atraiu e fidelizou novos clientes, como a Nissan e a Volskwagen. E, a cada movimentação de veículos, um grande número de trabalhadores é envolvido. O que é bom para todos que participam da operação?, completou o superintendente.

Além do México e da Argentina, o Porto de Houston também é a porta de entrada dos veículos produzidos no Brasil e embarcados via Paranaguá. De lá, os carros seguem para o Canadá. São embarcados modelos como Golf, Crossfox, Megane, Clio, Scenic, Fox, Logan e Frontier.

Voltar ao topo