Portais do Passeio Público ganham iluminação cênica

As curvas em estilo art-nouveau dos portais do Passeio Público terão nova iluminação até o fim do mês. Será a iluminação cênica, que dará maior destaque aos portais do parque mais antigo da cidade, que está completando 120 anos. A luz cênica vai valorizar ainda mais os portais projetados pelo arquiteto Frederico Kirchgassner, em 1913. A Prefeitura de Curitiba executará outras obras de revitalização no Passeio Público, em comemoração ao aniversário do parque.

Em parceria com empresa Tecnowatt Iluminação, que doará as luminárias e lâmpadas, a Secretaria Municipal de Obras Públicas instalará 12 refletores nos portais do parque, com 400 watts de potência. "A prefeitura está implantando uma iluminação cênica nos portais, buscando dar mais vida aos detalhes das obras", diz o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ivan Luiz Alves Martins.

Os portais, inspirados no Portão do Cemitério dos Cães de Paris, terão em sua base lâmpadas metálicas. O diretor explica que a nova iluminação faz parte do projeto da Prefeitura de evidenciar os monumentos históricos de Curitiba, tornando-os ainda mais atrativos aos visitantes que passeiam à noite pela cidade.

Usando o conceito de retrofit (valorização de edificações pela iluminação), o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura já colocou a iluminação cênica no Museu do Teatro Paiol. Agora, será a vez dos portais do Passeio Público, região da cidade onde foram colocadas as primeiras luminárias públicas de Curitiba.

Martins afirma que a iluminação cênica será incluída em todas as obras históricas revitalizadas na cidade. Já existem projetos para a implantação de nova iluminação no Museu de Arte Contemporânea, Praça 19 de Dezembro, Cavalo da Praça Garibaldi, Fonte de Jerusalém, Painel do Poty, Ruínas de São Francisco, Igreja da Ordem, Igreja do Rosário, Portal de Santa Felicidade, Portal Polonês e Memorial Árabe, entre outros.

Voltar ao topo