Eleições 2016

Xênia Melo e Afonso Rangel fazem debate promovido pela Gazeta do Povo

Foto: Arquivo.

A Gazeta do Povo começou nesta segunda-feira (12) uma sequência inédita de debates entre os candidatos a prefeito de Curitiba. Na internet, sem as amarrações que a lei eleitoral impõe a tevês e rádios, os encontros permitem uma rara troca de ideias: cada encontro tem uma hora e meia de duração, com dois candidatos em cada dia.

Não há mediação nem perguntas externas, não há temas definidos. Os candidatos se sentarão frente a frente e usarão 45 minutos cada um, livremente. O primeiro pode perguntar, por exemplo, e ouvir uma longa resposta. Ou o adversário pode falar menos e engatar outra pergunta em seguida. Cada um administra seu tempo como quiser, usando um relógio de xadrez que só corre enquanto ele estiver com a palavra.

Os confrontos foram definidos em sorteio na presença de representantes de todos os candidatos. O primeiro debate foi entre Gustavo Fruet (PDT) e Rafael Greca (PMN). Na terça, estarão frente a frente Xênia Melo (PSol) e Afonso Rangel (PRP). Na quarta, será a vez do debate entre Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PMDB). E, na quinta, se encontram Ney Leprevost (PSD) e Tadeu Veneri (PT).

Todos os encontros serão transmitidos ao vivo pelo site da Gazeta do Povo, também pelo site da Tribuna do Paraná e pelo perfil do jornal no Facebook. O começo será sempre às 10 horas. O mediador atuará somente para apresentar os candidatos e depois se retirará. Só volta à cena se houver ofensa pessoal entre os candidatos. Os candidatos já confirmaram presença nos encontros. O único que não aceitou as regras foi Ademar Pereira (Pros).

A partir do dia 19 de setembro, o jornal também promove uma série de sabatinas com os candidatos a prefeito. Cada um dos nove candidatos passará por uma entrevista de duas horas com o time de jornalistas da área de política da Gazeta.

Confira abaixo como foi o debate entre Gustavo Fruet e Rafael Greca: