Tucanos se reestruturam no PR

Mais 100 comissões municipais provisórias do PSDB foram homologadas ontem, em reunião da comissão executiva estadual do partido. Com esta leva, já são quase 150 homologadas até agora. Segundo o presidente do diretório, deputado Valdir Rossoni, o PSDB tem uma semana para completar o trabalho de reestruturação em todo o Estado, preparando-se para as convenções municipais do dia 19 de junho.

De acordo com o estatuto partidário, até o dia 19 de maio devem ser publicados os editais de convocação para as convenções, e isso só pode ser feito pelas comissões provisórias já homologadas. Rossoni prevê que haverá convenção em cerca de 350 municípios onde o PSDB está organizado. A reunião de ontem serviu também para discutir detalhes do programa que vai ao ar no final do mês, em bloco de 20 minutos no horário gratuito do TRE. Há espaços reservados para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e para o prefeito de Curitiba, Beto Richa, além de outras lideranças tucanas. A bancada estadual abriu mão de participar. A idéia é dar ênfase à questão institucional, inclusive com orientações para a renovação dos diretórios. A convenção regional, que promete a repetição da disputa entre Rossoni e o senador Álvaro Dias, está marcada para o dia 19 de agosto.

A queda de braço põe frente à frente a ala que defende a aliança com o PDT em torno da candidatura do senador Osmar Dias, e o grupo que prefere o lançamento da candidatura própria ao Palácio Iguaçu, até como garantia de que o candidato do partido à Presidência da República contará com um palanque forte no Paraná. Até agora os embates mostraram que o primeiro grupo conta com maior número de adeptos.

Isso, entretanto, está diretamente ligado à manutenção ou não da verticalização, instrumento que praticamente inviabiliza os acordos regionais ao engessa-los ao federal. A materia já foi aprovada no Senado e se encontra em tramitação na Câmara, com a votação na Comissão de Constituição e Justiça prevista para hoje. Na bolsa de apostas, a verticalização cai, apesar do empenho do governo petista em mantê-la.

Voltar ao topo