TSE diz que maioria apresentou 2 documentos para votar

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou durante entrevista coletiva concedida no início da noite que a maioria dos eleitores compareceu às seções eleitorais portando dois documentos para votar: o título de eleitor e um documento oficial com foto. Ele não informou quantos eleitores deixaram de cumprir a exigência. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) anunciada na última quinta-feira autorizou o eleitor a votar apresentando apenas um documento oficial com foto.

Lewandowski concluiu que a nova exigência, introduzida pela minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado, não gerou obstáculo ao pleno exercício do voto. Ele lembrou que a liminar concedida pelo STF não eliminou a necessidade dos dois documentos, apenas ressalvou que o eleitor que não apresentasse o título de eleitor não seria impedido de votar.

O presidente do TSE informou, ainda, que do total de 420 mil urnas utilizadas na votação de hoje, apenas 2.180 (0,54%) foram substituídas – menos de 1% do total de máquinas utilizadas. Além disso, foram utilizadas cédulas de papel em apenas seis seções.

Dados das corregedorias eleitorais em todo o País mostram que houve 204 ocorrências envolvendo candidatos nessas eleições, sendo que 43 foram presos. As principais infrações que motivaram essas prisões foram boca de urna, compra de votos e transporte ilegal de eleitores. Também houve 1.664 ocorrências envolvendo cidadãos (não candidatos), sendo que 598 foram presos.