Help!

TRE pede socorro ao governo, prefeitura e tribunais para cadastrar eleitores de Curitiba

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pediu ajuda ao Governo do Estado, à prefeitura de Curitiba e até aos Tribunais de Justiça e de Contas do Estado para dar conta do trabalho de recadastramento dos eleitores de Curitiba que, no próximo ano, vão votar pela primeira vez no sistema biométrico.

Para conseguir registrar no novo sistema os 1,3 milhão de eleitores da capital, o TRE necessita de mais funcionários para colocar em funcionamento pelo menos duzentos guichês de atendimento ao público, ao invés dos 140 atuais. É o número estimado pela Justiça Eleitoral para cumprir o prazo para atualizar os dados de todos os eleitores até 20 de janeiro do próximo ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, até agora, nenhum órgão público respondeu ao pedido de socorro. Mas o governo do Estado informou que a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) está organizando um recrutamento simplificado para servidores estaduais dispostos a prestar serviços no TRE.

O governo pretende emprestar trinta funcionários para o TRE. Podem participar do processo servidores públicos estaduais ocupantes dos cargos de Agente de Execução, função Técnico Administrativo e Agente de Apoio, função Auxiliar Administrativo, que não estejam em estágio probatório. Preferencialmente, serão autorizados a prestar os serviços servidores que não atuem em órgãos e entidades das áreas de saúde, educação e segurança.