Trajetória política de Beto Richa começa em 1994

Ao reeleger-se prefeito e tornar-se líder de destaque nacional, Beto Richa aproxima sua carreira da do pai, José Richa, ex-governador, falecido em 2003. José Richa foi deputado federal, prefeito de Londrina, senador e governador. Além de vários mandatos, José Richa destacou-se na luta pela democracia, realizando em Curitiba, em 1984, o primeiro comício do País pelas Diretas Já.

Inspirado na reconhecida trajetória política do pai, Beto ingressou na vida pública aos 29 anos. Sua estréia na política foi em 1994, quando foi eleito deputado estadual com 22 mil votos. Quatro anos mais tarde, foi reeleito com o dobro dos votos.

Em seus dois mandatos como deputado estadual (95 a 98 e 99 a 2000), Beto apresentou projetos que ajudaram a melhorar as condições de vida das famílias paranaenses.

Algumas leis propostas por Beto e aprovadas na Assembléia Legislativa foram exemplares para o País, como a que garantiu indenizações às famílias de ex-presos políticos.

Conhecida como Lei Beto Richa, determinou o pagamento de indenização, pelo governo estadual, aos ex-presos políticos que sofreram repressão durante a ditadura militar no Brasil. A lei tornou-se modelo e foi instituída em outros estados brasileiros e reconhecida pela Anistia Internacional como de relevância política que contribuiu para o avanço institucional do Estado e do País.

Vice

A atuação dinâmica na Assembléia o levou a ser escolhido como candidato a vice de Cassio Taniguchi, que disputava a reeleição em 2000. Eleito vice, Beto assumiu no primeiro ano de mandato a Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Como vice-prefeito, Beto abriu as portas de seu gabinete à população, recebendo sugestões e ouvindo críticas de moradores dos 75 bairros. Em 2002, candidatou-se ao governo estadual pelo PSDB e obteve 888.796 votos. No ano seguinte, reassumiu a vice-prefeitura. Em 2004, aos 39 anos, Beto foi eleito prefeito de Curitiba com 494.440 mil votos.

Assistência nos bairros

Divulgação/SMCS
Fernanda: dedicação.

Fernanda Richa, mulher do prefeito Beto Richa, teve participação especial na campanha. Ex-presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba, Fernanda pediu exoneração para dedicar-se à campanha. Circulou pelos bairros de domingo a domingo, levando as propostas de Beto.

“Estive com a população nos bairros nos últimos anos fazendo o trabalho de promoção e assistência social da Prefeitura. Era importante que eu fosse até eles novamente para lhes assegurar que o trabalho iniciado por Beto há quatro anos teria continuidade, buscando sempre o resgate da cidadania e a geração de oportunidades para os menos favorecidos.”

Fernanda coordenou o comitê feminino e também virou apresentadora do programa de Beto na TV, no horário gratuito. Ela teve participação diária no programa no horário de almoço. Na estréia, Fernanda entrevistou o próprio Beto Richa. Sob a presidência de Fernanda a FAS realizou mais de 300 mil atendimentos por ano à comunidade.

Integração de municípios

Em sua campanha o prefeito Beto Richa destacou a importância da integração entre Curitiba e os municípios da região metropolitana. “Precisamos trabalhar integrados para garantirmos aos cidadãos melhores serviços de saúde, educação, geração de trabalho e renda e transporte. Essa é a razão pela qual os prefeitos precisam trabalhar sintonizados”, disse Beto.

A declaração foi durante carreatas e comícios em seis cidades da região metropolitana por onde Beto passou em sua campanha: Pinhais, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Colombo, Araucária e Almir,ante Tamandaré.

Beto foi recebido com festa na região metropolitana. “Vim ver o Beto porque ele é o melhor prefeito do Brasil. Se eu votasse em Curitiba, seria no Beto, porque ele fez o Restaurante Popular, onde sempre almoço quando vou a Curitiba”, disse o aposentado Arnaldo Soares, morador de Pinhais.  “Mesmo não estando mais em Curitiba eu quero o melhor para aquela cidade e o melhor é ter o Beto por mais quatro anos”, disse Luciane.