Sistema de controle interno em outros estados

Enquanto a Secretaria Especial de Controle Interno do Paraná funciona sem estrutura, centrada na pessoa do secretário Melo Viana, outros estados têm no sistema de controle interno peça importante para gerenciar o estado e assegurar o cumprimento das determinações da administração.

No Rio de Janeiro, a Auditoria Geral funciona com diferentes diretorias para análises de contas, de procedimentos, das estatais e dos tributos, entre outras. No Pará, além de todo o organograma, o órgão ainda oferece um sistema para a própria população denunciar o descumprimento dos objetivos ou irregularidades com o dinheiro público.

No Espírito Santo, a Auditoria Geral tem estrutura completa de secretaria de estado, com grupos específicos para auditar as áreas de administração, recursos humanos, financeira e de planejamento. Em Goiás, o Gabinete de Controle Interno da Governadoria, além das ações de auditoria, faz treinamentos e edita manuais para orientar os servidores sobre os procedimentos em contratos, pagamentos, processos administrativos e disciplinares, entre outros. O controle interno goiano ainda publica, anualmente, o Relatório de Gestão Governamental, que aponta os resultados alcançados no cumprimento das diretrizes e programas de governo.