Senador defende CPI para investigar Banestado

O suplente de senador Olivir Gabardo (PSDB) manifestou apoio à iniciativa da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) de propor a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades na remessa de divisas ao Exterior, através do Banestado. “Entendo que o Senado não pode se omitir nesta questão pela elevada soma enviada de forma irregular para o Exterior, que, segundo levantamento do Ministério Publico, já alcança a soma de 30 bilhões de dólares, ou seja, cerca de 105 bilhões de reais”, afirmou da tribuna, defendendo a tese de que “é preciso localizar e repatriar esse dinheiro”.

Para Gabardo “não resta duvida de que a remessa fraudulenta de capitais brasileiros para o exterior, empobrece a nação e que o dinheiro mandado para fora poderia contribuir para o desenvolvimento nacional se aqui permanecesse. Por isso é preciso que se investigue a fundo punindo exemplarmente os responsáveis”, defendeu.

CC-5

Gabardo referiu-se às investigações da Policia Federal, que está convencida de que a agência do Banestado em Nova York, integrava na época um grande esquema de lavagem de dinheiro e lembrou que o OCC, órgão de regulação e supervisão dos bancos estrangeiros do Tesouro norte-americano chegou a aplicar uma multa à agencia do Banestado diante da constatação de irregularidades nestas contas.

“No entanto, apesar da gravidade do fato e da constatação das fraudes na remessa desse enorme volume de dinheiro, as investigações foram suspensas, a maioria dos casos não foi objeto de denúncia criminal e os crimes passíveis de apuração podem prescrever”, lamentou Gabardo, enfatizando a necessidade de o Senado, com os recursos e o poder de uma CPI, investigar o caso.

Voltar ao topo