Rossoni diz que tem apoio para ganhar eleição na AL

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) disse ontem que já tem o apoio de doze partidos à sua candidatura a presidente da Assembleia Legislativa na eleição que está marcada para o dia 1º de fevereiro.

Apenas o PMDB, PT e PV ainda não fecharam acordo com o tucano que está discutindo com as bancadas a composição da chapa de nove integrantes que compõem a Mesa Diretora da Casa. Incluindo os deputados tucanos, Rossoni calcula que já tem 33 votos garantidos dos 54 deputados da nova legislatura.

Além dos aliados naturais do PSDB, como DEM, PTB, PP, PSB e PPS, Rossoni afirmou que irão apoiar ou participar da chapa o PDT e o PSC que formaram a aliança em torno da candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo. As siglas “nanicas” com o PRB, o PSL e PMN irão formar blocos com os partidos maiores para indicar um representante na chapa.

O PMDB tende a compor com o tucano, mas ainda não definiu o nome que representará o partido na chapa. Luiz Claudio Romanelli despontava como o principal nome, mas Artagão de Mattos Leão e Stephanes Junior decidiram postular a vaga de 1º secretário na chapa de Rossoni.

Os treze deputados da bancada para a próxima legislatura ainda não chegaram a um acordo sobre o nome. Enquanto isso, a bancada do DEM já reivindicou a posição e fechou a indicação em torno de Plauto Miró Guimarães.

O deputado Elio Rusch disse que ao abdicar do lançamento da candidatura de Durval Amaral a presidente, o DEM se credenciou automaticamente para ocupar o segundo cargo mais influente da Mesa.

Amaral saiu da disputa a pedido do governador eleito Beto Richa (PSDB), que o convidou para integrar sua equipe de secretários. A conversa com a bancada do PT também avançou, disse Rossoni.

Mas, internamente, os petistas também estão divididos. Dos seis deputados eleitos, a metade está defendendo a participação na chapa de Rossoni. A tese é defendida por José Lemos, Péricles Mello e Toninho.

Já os deputados Tadeu Veneri e Luciana Rafagnin acham que o partido não deve compor com os tucanos na Mesa. O presidente do partido, Ênio Verri, ainda não se posicionou.