Requião tem encontro com Lula em Brasília

O governador Roberto Requião (PMDB) volta a Brasília hoje à noite para um encontro com o presidente Lula (PT) amanhã. Os interlocutores do governador informam que o presidente Lula quer conversar com Requião sobre a possibilidade da participação do PMDB numa aliança com o PT e o PDT na sucessão estadual no Paraná, no próximo ano, que resultasse também num palanque de campanha para a pré-candidata à presidência da República do PT, a ministra Dilma Rousseff.

A versão mais simplificada é que Lula tentará remover as resistências do governador paranaense em apoiar o senador Osmar Dias (PDT) à sua sucessão. Mas garantem os mais próximos de Requião que nem mesmo o presidente Lula poderá arrancar do peemedebista uma manifestação, mínima que seja, de simpatia a este acordo. Requião não teria a menor disposição de se reconciliar com Osmar, que foi seu adversário do segundo turno da disputa de 2006 e quase tirou a possibilidade de sua reeleição.

Na melhor das hipóteses, asseguram os interlocutores de Requião, Lula conseguiria do governador a promessa de se manter distante de uma aliança formal com os tucanos e aceitar a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti ao governo.

Neste caso, o problema do presidente da República volta a ser o senador Osmar Dias, que impõe como condição para uma aliança com o PT no Paraná a adesão do PMDB à coligação.