Requião retoma batalha contra abusos no pedágio

Principal bandeira da campanha eleitoral do PMDB, a redução da tarifa do pedágio é a próxima empreitada do governador Roberto Requião (PMDB). A trégua dada pelo governador às empresas que fazem a cobrança do pedágio acaba logo depois do Carnaval, informam integrantes do governo. Requião volta da Bahia, onde foi passar o feriado de Carnaval, pronto para arrematar as primeiras medidas destinadas a resolver o que é considerado um dos mais intrincados no inventário de problemas deixados pelo ex-governador Jaime Lerner (PFL).

Os aliados do Palácio Iguaçu garantem que Requião não está blefando ao repetir uma frase – “Ou o pedágio abaixa ou acaba” – desde a campanha eleitoral. “Tudo tem seu tempo”, disse o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi. O governo não adianta quais serão as medidas que pretende adotar para cumprir a promessa do governador, que já deixa aflitos alguns setores do PMDB pela demora na execução das ações.

Há uma expectativa, sobretudo dos deputados peemedebistas, para que o governo não adie por muito tempo a intervenção no caso do pedágio. A justificativa é que o Estado está no auge do transporte da safra de grãos – milho, feijão e soja. Em média, estima-se que 40% da safra já foi colhida. “Este é o período em que o problema do alto custo das tarifas mais prejudica os produtores rurais. Agora é o tempo de resolver esta questão”, comentou o deputado estadual Nereu Moura (PMDB). “O que eu posso dizer é que a campanha foi clara. E que a idéia de revisão das tarifas tem o apoio popular. A questão é complicada. Nós estamos determinados a encontrar uma solução. Estamos conversando com as empresas. É sempre preferível o entendimento. Mas uma coisa não se discute. As tarifas são abusivas e não há nada que se sobreponha ao interesse público”, disse o secretário.

O secretário de Transportes afirmou que o governador já está tomando algumas providências. Na próxima semana, o governo dá início a uma operação “tapa-buraco” emergencial em 4 mil km dos 10 mil km de estradas asfaltadas que foram considerados mais precários. Além disso, o Estado vai fazer o cascalhamento de 400 km de estradas não pavimentadas, para facilitar o escoamento da safra agrícola.

Reflexão

Pugliesi afirmou que os ultimatos dados pelo governador às concessionárias tiveram o objetivo de levá-las a analisar com frieza a situação e espontaneamente buscar um entendimento com o governo para reduzir as tarifas. Ele disse que está em fase de conclusão um estudo encomendado pelo governador à Procuradoria Geral do Estado sobre as providências legais que podem ser tomadas em relação aos contratos com as empresas.

Interlocutores do governador afirmam que o Palácio Iguaçu não agiu até agora porque Requião quer estar seguro de que quando agir, não ficará nenhuma brecha para que as empresas voltem a cobrar as tarifas consideradas abusivas. “Quando o governador intervir, será para resolver”, disse um aliado.

Governo adota nova logomarca

O governo do Estado está adotando uma nova logomarca. Criada pelo publicitário Ubirajara Menezes, a marca será utilizada em veículos e documentos oficiais valorizando a constelação Cruzeiro do Sul. A identificação reproduz a formação austral na exata posição em que estava no primeiro minuto do dia 1º de janeiro, início da nova gestão, e é complementada pelo traço em laranja que remete ao alvorecer de um novo tempo.

Menezes disse que o governador escolheu um símbolo autêntico. “Está presente em todos os símbolos, inclusive em nosso hino”. Antes de estar presente na bandeira nacional, a constelação já identificava as terras do Sul desde a primeira carta de Mestre João, médico e astrônomo da esquadra de Pedro Álvares Cabral, ao rei D. Manuel I. A constelação desenhada trazia formação com estrelas “novas”, vistas apenas no hemisfério sul.

Sobre fundo branco, a logomarca deve ser impressa com o azul em degradação, de 100% a 10%, do canto superior esquerdo para o canto inferior direito. O laranja, também clareando na mesma proporção, entretanto, em sentido inverso. Assim, o azul vai do escuro ao claro e o laranja torna-se amarelo, estilizando o nascer do sol. A família da fonte adotada para a inscrição é Times New Roman, em versão normal, maiúscula, com o nome do Estado em tamanho maior. O nova logomarca estará presente em envelopes, cartões, cartas, fax, editais e banners. Para cada uso, um manual esclarece posição e tamanhos específicos.

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