Requião nega aumento nas tarifas da Sanepar

O governador Roberto Requião (PMDB) negou qualquer reajuste nas tarifas de água e esgoto cobradas pela Sanepar.

Aprovado no último dia 25 pelo Conselho Administrativo (CAD) da empresa, o reajuste de 14% irritou o governador nos bastidores da ?Escola de Governo? do dia seguinte. Ontem, em público e ao vivo pela TV Educativa, Requião disse que, por enquanto, não haverá nenhum aumento nas tarifas da companhia.

O CAD não tem autonomia para fixar um reajuste, apenas aprova ou não a proposta da diretoria da Sanepar, com base em estudos de custos. A decisão então é encaminhada ao governador, que fica incumbido de dar o parecer definitivo.

Durante a semana, o governador chegou a admitir a possibilidade de um reajuste, mas não dos 14% aprovados pelo CAD. Na ?escolinha? de ontem, no entanto, Requião afirmou que as tarifas não sofrerão aumento e cobrou mais eficiência da companhia. ?Ao invés de aumentar a tarifa, deve aumentar o número de usuários. Temos que ir para o caminho do aumento do ganho de capital, injetando dinheiro na mesma quantidade que o estado injeta?, disse Requião, que comparou a situação da Sanepar à da Companhia Paranaense de Energia (Copel), lembrando o reajuste estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). ?Transformei o aumento em desconto no pagamento à vista. 

Voltar ao topo