Requião e Osmar voam em busca de votos decisivos

A dez dias da eleição, os candidatos aceleram o ritmo da campanha eleitoral. Segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, o senador Osmar Dias (PDT) resolveu recorrer ao aluguel de um helicóptero para ganhar mais velocidade na corrida contra o tempo e provocar o segundo turno da disputa. Um meio de transporte que o primeiro colocado nas pesquisas, o governador licenciado Roberto Requião (PMDB), já descobriu desde o início da campanha.

O governador vem se locomovendo no helicóptero, que segundo sua assessoria também foi alugado, desde agosto. Com isso, já conseguiu cobrir quase o estado inteiro, numa média de visitas de cinco cidades por dia. O que seria impossível se recorresse a um carro. Em alguns locais, Requião usa o helicóptero até mesmo para atrair a atenção do eleitor. É só pousar em um descampado, que muita gente sai correndo para ver de perto o aparelho. É uma atração à parte na campanha, que ajuda a quebrar o gelo com o eleitor.

Na eleição municipal de 2002, quando apoiou o candidato do PT, Ângelo Vanhoni, à prefeitura de Curitiba, o governador popularizou umas visitas relâmpago aos bairros da periferia de Curitiba, que logo foram batizadas de ?operação cachorro-louco?. Na versão deste ano, a operação se chama ?visitas aos bairros? e nesta quinta-feira, 21, vai acontecer nas zonas norte e leste de Cascavel.

Foto: Evandro Monteiro/O Estado

Osmar Dias: certeza de que haverá segundo turno.

Já o senador Osmar Dias decidiu trocar o carro pelo helicóptero para aumentar o número de cidades que consegue visitar ao dia, sem o desgaste físico do transporte rodoviário. O senador ainda não inaugurou sua rota aérea. Ontem, Osmar ainda estava percorrendo a Região Metropolitana de Curitiba de carro. Osmar vai aproveitar o novo meio de transporte para promover eventos em cidades de grande porte. Na quinta-feira, ele vai a várias cidades do noroeste, depois a Ponta Grossa e ainda estão no roteiro Maringá e Cascavel.

Apostas

Enquanto Requião cruza o céu, confiante de que se reelege já no primeiro turno, seu principal adversário irá voar pelo Paraná crente que já garantiu o segundo turno. O site do governador licenciado exibia ontem mais uma pesquisa de intenções de voto da empresa SL Consultoria e Pesquisa, apontando que o peemedebista vence no primeiro turno, com 57% dos votos válidos.

Os cálculos da assessoria do governador licenciado é que para haver segundo turno no Paraná, o senador Osmar Dias teria que fazer 126 mil votos diários para alcançar o peemedebista. Nas contas dos peemedebistas, os demais candidatos ficam estacionados e o desempenho de Requião também ficaria inalterado.

Já Osmar assegura que suas pesquisas internas apontam a realização do segundo turno, sem mais nenhuma dúvida. ?São pesquisas para valer mesmo. Não para agradar candidato?, disse o senador, informando que estes levantamentos mostram que sua pontuação melhorou – ?nem tanto quanto eu gostaria, mas o suficiente para o segundo turno? -e os candidatos do PT, senador Flávio Arns, e do PPS, Rubens Bueno, também ganharam alguns pontos percentuais. Na soma, estaria a fórmula do segundo turno, afirmou o senador. Segundo ele, suas visitas à região metropolitana e a estratégia de acentuar as críticas a Requião funcionaram para impulsionar sua candidatura na reta final.  

Voltar ao topo