Mercosul

Requião comandará representação brasileira no Parlasul

O senador paranaense Roberto Requião (PMDB) foi eleito, nesta terça-feira, presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Requião venceu a disputa com os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Ana Amélia (PP-RS) e comandará a bancada brasileira, composta por 37 parlamentares: sendo 10 senadores e 27 deputados federais. Além de Requião, o Paraná também elegeu um dos três vice-presidentes do parlamento, o deputado federal Dr. Rosinha (PT), que já presidiu o parlamento.

O Parlasul está desde 2010 sem se reunir e o principal motivo para a suspensão dos trabalhos é a ausência de uma representação brasileira. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, primeiros sócios do Mercosul, são os países que compõem o Parlasul. Requião e Rosinha exercerão mandato até 2014, quando deverão ser realizadas eleições diretas para a escolha dos representantes do Parlamento do Mercosul.

Falando aos deputados e senadores da representação brasileira, Requião disse que “mais do que nunca reforça-se a importância do Mercosul, face à crise econômica mundial. Diante da débâcle do capitalismo financeiro, os países do Mercosul precisam reunir suas forças, porque não há outra saída a não ser apoiarmos em nossas próprias forças”.

O senador Roberto Requião convocou uma nova reunião da representação brasileira para a próxima terça-feira, 20, para discutir a participação nas próximas sessões do Parlamento, que tem como sede a capital do Uruguai, Montevidéu. Possivelmente daqui a dois anos, os membros do Parlasul serão eleitos diretamente pelos eleitores de cada um dos países membros do Mercado.