Embate

PTB será o fiel da balança na disputa em Londrina

Um dos dois vereadores do PTB, Padre Roque ou Rony Alves, pode ser o novo presidente da Câmara Municipal de Londrina e, conseqüentemente, o prefeito interino do município até a realização de um novo segundo turno entre Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT) em virtude da cassação do registro do candidato mais votado nas eleições de outubro, Antonio Belinati.

Ontem, o juiz substituto da 41.ª Zona Eleitoral, Mário Nini Azzolini, extinguiu, sem julgamento do mérito, o processo que continha pedido feito pelo PP para empossar o vice de Belinati, Fernando Nicolau, como prefeito da cidade, confirmando a tendência de novo segundo turno e a posse ao presidente da Câmara a partir de amanhã. O PP anunciou que vai recorrer da decisão.

A executiva municipal do PTB decide hoje se aceita a proposta feita por PT e PSDB para deixar o grupo de apoio a Sandra Graça (PP) e compor nova chapa na disputa de amanhã. A compensação seria o direito de indicar o cabeça da chapa.

Inicialmente, contando com o apoio de 12 dos 19 vereadores eleitos, o grupo de Sandra Graça, ligado a Belinati e Barbosa, pode perder o apoio do vereador do PMDB, Tito Valle, já que o partido, que apoia Hauly, não quer um prefeito interino do PDT ou do PP. Caso o PTB decida mudar de grupo, a oposição, que já conta como PT, PSDB e PSB passaria a ter 10 dos 19 vereadores, vencendo a disputa por um voto.

“Não está nada definido, estamos em uma série de conversações e os trabalhos seguem até amanhã (hoje). Sabemos que o PTB poderá ser o fiel da balança nesta disputa”, disse o secretário-geral do partido, Paulo Renato de Carvalho. Ontem, dirigentes do PT oficializaram a proposta para que o PTB lidere a nova chapa.

Para conseguir atrair o PTB e virar a disputa, o vereador reeleito Roberto Kanashiro, do PSDB de Hauly, admitiu a possibilidade de retirar sua candidatura à presidência da casa. Kanashiro, que articula sua candidatura desde o resultado das eleições de outubro, concorda em oferecer a cabeça da chapa ao PTB.

“Nosso objetivo é oferecer o melhor projeto para Londrina. Se esse for o melhor encaminhamento, não serei empecilho”, disse. Nas eleições municipais, o PTB não lançou candidato próprio, apoiando Barbosa Neto no primeiro turno, mas não aceitou o apoio de Barbosa a Belinati no segundo turno.