PTB se aproxima do ninho tucano no Estado

O presidente estadual do PTB, deputado federal Alex Canziani, disse, ontem, que o partido está próximo de fechar aliança com o pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Beto Richa.

Canziani disse que o partido ainda negocia a melhor coligação para atingir seu objetivo de eleger dois deputados federais pelo Paraná, mas revelou que, “hoje, estamos bem mais próximos do Beto”.

A declaração de Canziani ocorreu no mesmo dia em que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, anunciou, ontem, apoio oficial do partido ao candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, apesar de a maioria da bancada do partido (inclusive Canziani) preferir a pré-candidata petista, Dilma Rousseff.

“O Roberto Jeferson anunciou esse apoio, mas a bancada tem preferência pela Dilma. Vamos discutir isso na convenção, quem sabe votar pela neutralidade, mas ele deve vencer a convenção, mas já prometeu que irá liberar os deputados”, disse Canziani. “Eu ainda vou reunir a bancada para sentir o que eles estão pensando, mas sinto que querem ir de Dilma. Eu, particularmente, iria de Dilma”, acrescentou.

Os líderes petebistas na Câmara, Jovair Arantes (GO), e no Senado, Gim Argello (DF), por exemplo, são da base governista e apoiam a pré-candidata petista Dilma Rousseff.

Apesar de defender apoio a Dilma, Canziani disse que, no Paraná, está mais próximo dos tucanos. “Estamos na dependência de coligação na proporcional. Nosso objetivo é eleger deputados, queremos fazer dois deputados federais, para contribuir para o crescimento do partido, aumentando seu tempo de TV e o Fundo Partidário”, explicou.

“Temos que nos coligar com partidos menores. E hoje, quem nos oferece as melhores condições nesse sentido é o Beto. Não queremos coligação na proporcional com PSDB ou PP, mas poderemos fechar com partidos pequenos que estarão nessa aliança”, disse.

Canziani não vê contradição em ser contra o apoio nacional ao tucano José Serra, mas estar próximo de fechar aliança com Beto. “Nosso presidente liberou para fazermos a aliança que quisermos nos estados. A orientação é fazer o que achar ser melhor para o partido e, no Paraná, pelo quadro que temos por enquanto, o melhor é irmos com Beto Richa”, concluiu.

Se fechar com o PSDB, o PTB será o terceiro partido que os tucanos do Paraná conseguem tirar da base de apoio do governo Lula para apoiar Beto Richa nas eleições para o governo do Estado em outubro.

Beto, que já tem o apoio declarado do PSB, do atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, desde as eleições municipais de 2008, recebeu, ontem, declaração oficial de apoio do deputado federal Ricardo Barros, presidente estadual do PP. O apoio oficial do PTB pode representar, até mais 58 segundos de programa de TV para os tucanos.