Coligação

PT de Curitiba confirma aliança com o PDT e Gustavo Fruet

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai mesmo caminhar com o PDT de Gustavo Fruet em Curitiba nas eleições municipais de outubro. A tese que defende a coligação com os pedetistas venceu com 1.093 votos e ala que tentava viabilizar a candidatura própria obteve 817 votos. Foram registrados ainda cinco votos nulos e um em branco.

A chapa vencedora contará com a maioria dos 300 delegados no encontro municipal marcado para os próximos dias 27 e 28, que irá oficializar a postura do partido na eleição do dia 7 de outubro. Cerca de 2,6 mil filiados petistas estavam aptos a votar. A expectativa do vereador Pedro Paulo, líder do partido na Câmara de Curitiba, se confirmou com o recorde de participação: cerca de 2 mil votantes.

Favoritismo

A Chapa 1, que defendeu o apoio a Fruet e teve adesão das principais lideranças petistas no estado, como os ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), aparecia com favoritismo antes do encontro.

Na Chapa 2, que apoiava o lançamento de nome do próprio PT, era integrada por dois postulantes à candidatura: o deputado federal Dr. Rosinha e o deputado estadual Tadeu Veneri.

Sondagem

Pesquisa Ibope sobre a eleição, divulgada no dia 7, mostra Fruet na liderança, com 26% das intenções de voto, mas tecnicamente empatado com Ratinho Júnior (PSC), que tem 24%. O prefeito, Luciano Ducci (PSB), parece em terceiro, com 16%. O ex-prefeito Rafael Greca (PMDB), com 7%, também aparece à frente de Dr. Rosinha, o petista melhor colocado com 4%.