PSOL faz protesto pela cassação de Renan e Roriz

Um bezerro de ouro, adornado com cifrões, foi usado na manifestação simbólica realizada nesta quinta-feira (28) pelo PSOL no gramado em frente ao Congresso contra a corrupção e em defesa da cassação dos senadores peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Joaquim Roriz (DF). Os dois valeram-se de negócios bovinos para justificar recursos de origem duvidosa e respondem a processo na Comissão de Ética do Senado por quebra de decoro.

Para justificar a origem do dinheiro com que pagava a pensão da jornalista Mônica Veloso, com a qual tem uma filha, Renan apresentou documentos duvidosos pelos quais teria faturado R$ 1 9 milhão em negócios agropecuários. Roriz, flagrado em conversa telefônica discutindo a partilha de uma bolada com o presidente do BRB, Tarcísio de Moura, disse que se tratava de um empréstimo de R$ 300 mil para compra de um bezerrinha.

A escolha da bezerra, conforme os organizadores do ato, é uma forma de desagravo ao personagem mítico mais requisitado do folclore brasileiro. Visa também a usar sua simpatia para atrair assinaturas ao abaixo assinado que percorrerá todo o País pela cassação dos dois parlamentares. Durante o ato, o PSOL divulgou manifesto convocando a população a participar da campanha. A idéia é motivar a pressão popular contra as manobras da Mesa do Senado e evitar que o processo acabe em pizza.

Voltar ao topo