PSDB se prepara para sucessão de Lula

Depois de duas derrotas nas eleições presidenciais, em 2002 e 2006, o PSDB decidiu preparar uma estratégia para se tornar competitivo nas eleições municipais do ano que vem e para a disputa a presidente em 2010. Nesta semana, a cúpula do PSDB Nacional formou três grupos de trabalhos, que vão realizar pesquisas de opinião, analisar a estrutura da legenda no País e atualizar o programa do partido. O deputado paranaense Gustavo Fruet é um dos integrantes do grupo que vai coordenar as pesquisas de opinião, para descobrir que imagem os eleitores têm do PSDB e quais os desejos que eles têm para a legenda.

?O estudo que vamos realizar será a base para a formulação de um plano de mudança da imagem do partido?, disse Fruet. Segundo o deputado o trabalho dos três grupos deve culminar num congresso do PSDB, que será realizado em setembro deste ano. Além do paranaense, integram também o grupo os tucanos Antero Paes de Barros (MT) e Márcio Fortes (RJ).

Para Fruet, o trabalho de seu grupo está começando. ?Queremos fazer várias pesquisas, quantitativas e qualitativas. Vamos conversar com sociólogos e definir a metodologia. Pretendemos definir tudo até o fim do mês?, disse. O deputado afirma que as pesquisas deve mostrar também o que a população gostaria que o PSDB defendesse e as alternativas de projeto de desenvolvimento para o País. ?Esse estudo poderá balizar programas de televisão do partido e pautar o discurso das lideranças partidárias?, declarou Fruet.

O segundo grupo, conduzido por Sérgio Guerra (PE) e Ronaldo César Coelho (RJ), vai detalhar toda a estrutura do PSDB nos Estados e municípios brasileiros, para identificar as fragilidades existentes em diretórios regionais e aproximar o partido da população. E o terceiro grupo, integrado por José Aníbal (SP) e Marisa Serrano (MT), vai organizar a coleta de opiniões dentro do partido. Segundo Fruet, é este terceiro grupo que irá tratar da pauta do congresso e do programa de redefinição do PSDB. ?Vamos realizar seminários regionais. Talvez um deles ocorra no Paraná?, afirmou.

O deputado avalia que se completou um ciclo da política brasileira e vários partidos estão buscando mudanças. ?O PT fala em refundação, o PFL está mudando o nome para PD (Partido Democrata) e nós vamos fazer a renovação do PSDB?, disse. A avaliação que tem sido feita por diversas lideranças tucanas é de que o partido está com o discurso envelhecido e que é preciso mudanças para se contrapor ao ideário social do governo Lula. E a renovação passaria por aproximar a sociedade ao partido, buscando uma plataforma modernizadora, que consideram já ter representado em anos anteriores.

Voltar ao topo