Portal vai fiscalizar ação de políticos do Paraná

Fiscalizar políticos que forem eleitos em outubro, promover discussões sobre o cenário político nacional e construir propostas de políticas públicas são alguns dos objetivos do ?Portal da Democracia? (www.portaldademocracia.com.br), uma página de internet lançada ontem, no auditório da seção Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), da qual participam dez entidades paranaenses. A intenção dos promotores do portal é que haja a colaboração dos cerca de 100 mil associados das organizações participantes e de toda a sociedade.

Segundo o presidente da OAB-PR, Manoel de Oliveira Franco, o portal veio para ficar. ?Vamos debater assuntos de interesse de todos. Queremos exercer o papel de fiscalização de integrantes do governo depois de eleitos?, disse, lembrando também que as ações dos poderes legislativo, executivo e judiciário deverão ser acompanhadas pelos mantenedores do site. O portal traz artigos e fóruns de discussão, além de outros recursos tecnológicos, que buscam a promoção da conscientização política e permitem formular, de forma colaborativa, propostas de políticas para os governantes.

Já o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Luiz Cláudio Mehl, explica que o portal vai possibilitar que as discussões entre os diversos setores da sociedade sejam eficientes. Segundo Mehl, cada entidade vai poder trazer a sua visão dos problemas sociais, políticos e econômicos do país.

Para estimular a participação, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, afirmou que, por meio do sistema de redes, os membros de cada entidade envolvida no projeto deverão trabalhar como comunicadores e estimuladores nos debates do portal. De acordo com Loures, é necessário o exercício da cidadania por parte da sociedade civil, porque o crescimento do país depende da melhoria da qualidade da política. ?Estamos unindo forças para prestar uma contribuição à sociedade e estimular a população para que se faça uma melhor escolha de seus representantes.? A iniciativa, diz Loures, é uma evolução da Rede de participação Política do Empresariado, que já funciona, com o apoio da Faciap, há alguns meses.

Além da OAB-PR, IEP e Fiep, participam da iniciativa: o Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-PR), Associação Médica do Paraná (AMP), Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC), Conselho Regional de Odontologia, (CRO), Federação das Associações Comerciais e empresariais do Paraná (Faciap) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

Voltar ao topo