“Pode faltar trigo em junho”, adverte Osmar Dias

O senador Osmar Dias (PDT-PR) advertiu em discurso nesta quarta-feira (9) que pode faltar farinha de trigo no Brasil já no próximo mês de junho. O desabastecimento será uma decorrência da crise agrícola na Argentina, país do qual os brasileiros importam a maior parte do seu trigo.

"Estamos dependentes porque o governo não colocou em prática uma política de apoio e incentivo aos produtores nacionais" criticou Osmar Dias.

De acordo com o senador pelo Paraná, os baixos estoques já elevaram o preço do trigo em 21% . Em conseqüência, o pãozinho foi reajustado em 15%. Ele pediu, entretanto, que a responsabilidade desses aumentos não seja repassada aos moinhos e às panificadoras.

"O problema é que o Brasil importa oito dos dez milhões de toneladas de trigo que consome. Isso não dá mais para continuar. Não se pode brincar com segurança alimentar. Não há apoio à pesquisa para aumentar nossa produtividade e melhorar nosso produto" afirmou.

Osmar Dias mencionou ainda distorções na taxação do trigo. Lamentou que um projeto de sua autoria prevendo a redução a 7% da alíquota de ICMS nas operações interestaduais com o produto ainda não tenha sido votado no Plenário do Senado. Segundo ele, em Pernambuco, o trigo importado chega ao consumidor com uma taxação de 37%.

"Solicito ao presidente da Casa que coloque esse projeto em votação. Não é possível que o Brasil continue dependente do trigo importado. É uma questão de soberania nacional" disse o senador, para quem, com crise ou não, a Argentina aproveita para dizer que o Brasil não vai ter mais as 400 mil toneladas que chegariam até maio.

Voltar ao topo