PMDB renova diretórios em 109 cidades

O PMDB realiza convenções hoje, 15, em 109 cidades do Estado para eleger as direções do partido que irão coordenar o processo eleitoral de 2008. Nestas cidades, o partido estava sendo comandado por comissões executivas provisórias. Na maior parte delas, não haverá disputa e a eleição será em chapa única. Em apenas dois municípios, Piraquara e Apucarana, o diretório autorizou a prorrogação das provisórias até que as forças locais cheguem a um acordo sobre a escolha do grupo que assumirá a presidência do partido.

 O presidente estadual do PMDB, Renato Adur, disse que as convenções representam a conclusão da primeira etapa de reorganização do partido para as eleições municipais. A estratégia do partido é lançar chapas completas para vereador e ter candidaturas próprias a prefeito. A meta traçada pelo PMDB é eleger pelo menos 50% dos prefeitos e vice-prefeitos em 2008. Atualmente, o partido administra cerca de duzentas prefeituras no Estado.

Encerradas as convenções, o PMDB começa um processo de cadastramento dos filiados em todo o Estado. O diretório estadual pretende ter um perfil de cada um dos peemedebistas regularmente filiados ao partido para, em seguida, ir em busca de novas adesões. Adur explicou que, somente depois de vencido o prazo de filiação para os candidatos em 2008, que termina em setembro, é que começa a definição dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, embora as discussões já estejam em andamento.

O raio de alianças do PMDB já está pré-definido. No início do ano, a direção estadual assinou um protocolo de intenções para composições com o PT e PC do B, no início do ano. Os três partidos constituíram um grupo que está examinando as possibilidades de acordo nas várias cidades do Estado, a maioria delas para o segundo turno das eleições, como é o caso de Curitiba e Londrina. Em outras, como Pinhais, Toledo e São José dos Pinhais, as conversas sinalizam que a aliança pode ser antecipada para o primeiro turno, disse Adur.

Voltar ao topo