PMDB e PT criam comissão para discutir aliança eleitoral

Peemedebistas e petistas decidiram criar uma comissão com cinco representantes de cada partido para continuar discutindo uma proposta de aliança para as eleições do próximo ano. Foi a saída intermediária adotada pelos dois partidos, que se reuniram anteontem à noite, em Curitiba.

O encontro teve a participação dos presidentes do PMDB, Waldyr Pugliesi (PMDB), do PT, Gleisi Hoffmann, e de deputados federais e estaduais dos dois partidos. Apesar de a presidente do PT ter oferecido aos anfitriões um arranjo de flores, a conversa não terminou como os peemedebistas mais ligados ao governador Roberto Requião desejavam, com um compromisso do PT de fazer opção preferencial por aliança com o PMDB em 2010.

Mas o PT também não admitiu que sua prioridade é construir a aliança encabeçada pela candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo. Os petistas saíram pela tangente.

Comunicaram aos peemedebistas que ainda discutem uma candidatura própria ao governo e, por isso, não podem assumir compromisso com a candidatura de Orlando Pessuti (PMDB) ao governo. Sem definições, foi marcado um novo encontro para o próximo dia 3 de agosto.