Pisseti foi ao Paraguai nove vezes, durante o expediente

O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) apresentou ontem um levantamento extra-oficial dos deslocamentos do secretário da Comunicação Social, Airton Pisseti, ao Paraguai, onde colabora com a campanha do ex-bispo, Fernando Lugo, candidato de oposição às eleições presidenciais marcadas para o próximo dia 20.

Conforme os registros de viagens citados pelo deputado petebista, o secretário foi cinco vezes ao Paraguai em 2007 e outras quatro vezes este ano. A maioria das viagens foi feita em dias úteis e não nos finais de semana, de acordo com o calendário apresentado pelo petebista, que também participa da campanha no Paraguai em apoio à candidatura do general de reserva Lino Oviedo.

Jocelito não revelou a fonte das suas informações. Apenas disse que obteve no Paraguai, de ?fonte correta?, os dados sobre as entradas e saídas do secretário no país vizinho. O petebista afirmou que vai encaminhar os dados ao Ministério Público devido a coincidência das datas de viagem com o expediente de Pisseti como secretário. ?É crime ir apoiar alguém no Paraguai? Não é. Crime é ir fazer campanha durante o expediente, recebendo o salário de secretário?, atacou o deputado, afirmando que o secretário está infringindo o estatuto do servidor público.

Segundo Jocelito, Pisseti teria ido ao Paraguai em 2007, entre 18 a 20 de setembro, 9 a 11 de outubro, 7 a 9 de novembro, 21 a 23 de novembro, 5 a 7 de dezembro. Em 2008, o secretário teria ido ao Paraguai entre 3 e 5 de janeiro, 15 a 16 de janeiro, 23 a 25 de janeiro e no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro. As datas correspondem a terças, quartas, quintas, sextas-feiras e sábados.

O deputado petebista acusou o governador Roberto Requião (PMDB) de crime de responsabilidade. ?Os decretos do governo determinam que, para ir ao exterior, o servidor público tem que ter autorização do governador. Se um secretário de estado recebe do governo e passa parte da semana no Paraguai é crime de responsabilidade do governador?, atacou.

Fim de semana

Além dos registros de viagem, o deputado apresentou também pedidos de informações para saber se o secretário usa cartões corporativos e os números de identificação correspondentes. As mesmas informações já foram requeridas pelo líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), que solicitou oficialmente as datas das idas do secretário ao Paraguai. Pisseti está em férias desde a quarta-feira passada.

O líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), disse que todas as informações requisitadas serão prestadas. ?Não temos nada a esconder. Aguardem as respostas. O Pisseti não está sob investigação. Está sob ataques. Todos os pedidos serão respondidos de forma transparente. Todos saberão que não há gastos públicos. O secretário tem ajudado na orientação da campanha de forma pessoal?, afirmou Romanelli, acrescentando que Jocelito não ofereceu provas da veracidade das informações que apresentou em plenário.

Romanelli questionou o deputado petebista, que também tem participado da campanha presidencial paraguaia. ?Entendo que o senhor esteja apoiando o Lino Oviedo. Vossa Excelência foi lá na quinta-feira passada e nem por isso deixou de receber o seu salário como deputado?, contra-atacou. Jocelito admitiu que tem viajado ao Paraguai todos os finais de semana. ?Eu nunca viajei numa quinta-feira e nem numa sexta-feira. Vou sempre no sábado e volto no domingo. Sou muito amigo do Oviedo?, rebateu o deputado.

Voltar ao topo