Pessuti nomeia mais um secretário e diretores

O governador Orlando Pessuti (PMDB) nomeou, ontem, seu 13º novo secretário. Tércio Albuquerque assumiu a pasta do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Pessuti também nomeou três novos diretores e um presidente de empresas ligadas ao governo do Estado.

A diretoria-geral da Secretaria do Trabalho será assumida pelo ex-diretor regional da pasta em Jacarezinho, Sidnei Ferreira. O cargo era ocupado por Fernando Peppes, que passa a ser diretor técnico do Detran. Na diretoria-geral da Secretaria da Educação entra Altevir Rocha Andrade e, na presidência do Tecpar, Luiz Fernando Oliveira Ribas, que deve assume hoje.

José Gomercindo/AEN
Pessuti: recompondo a equipe.

Ex-delegado do Trabalho e coordenador do Procon-PR, Tércio Albuquerque foi deputado estadual por duas vezes, prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, diretor da Itaipu Binacional e da Eletrosul.

“Conhecemos o valor, o caráter e a responsabilidade de Tércio com a classe trabalhadora. Ele vem integrar nosso governo e reforçar nossos compromissos com os trabalhadores”, afirmou Pessuti.

Albuquerque disse que vai desenvolver novos programas na Secretaria, de forma a complementar a boa política já adotada no setor. Uma das ações, adiantou, será a criação do Curso Vocacional.

“Hoje se aplica recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para qualificar os profissionais. Mas às vezes, ele é qualificado em três cursos diferentes. Queremos primeiro avaliar sua vocação, para então realizar o curso de qualificação. Isso também vai representar melhor utilização dos recursos públicos”, disse.

Ciciro Back
Romanelli: segurando as pontas.

As mudanças na equipe do governador Orlando Pessuti podem não ter acabado ainda. Outros secretários ainda podem ser substituídos, alguns, inclusive, teriam pedido para deixar o cargo, mas a Casa Civil não confirmou mais nenhuma troca ontem.

“Estamos em um processo de recomposição da equipe porque tivemos 25 exonerações por conta do processo eleitoral. Por isso os remanejamentos de cargos, como os da Secretaria da Educação e do Trabalho”, disse Pessuti.

Vai ficando

Uma das trocas mais que previstas no governo Pessuti era a de seu líder na Assembleia. O namoro do atual líder, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), com a pré-candidatura do ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), ao governo do Estado, inviabiliza sua permanência no cargo.

A indefinição de um substituto, no entanto, vem fazendo com que Romanelli siga na função. Caíto Quintana, Nereu Moura e Artagão Junior, todos do PMDB já foram sondados por Pessuti, mas, até agora, nenhum dos três foi confirmado no cargo. Ontem, Pessuti pediu e Romanelli aceitou, para que o atual líder continue até o final de abril.