Pessuti comanda Escola de Governo sem tumulto

Sem autocensura, ataques e nem receitas de ovo, a Escola de Governo de ontem foi transmitida ao vivo pela TV Educativa sem nenhuma violação das funções de uma emissora pública.  

Com o governador Roberto Requião (PMDB) em Cuba, a ?escolinha? foi comandada pelo governador em exercício Orlando Pessuti (PMDB). Durante a reunião semanal, foram anunciados recursos para obras em municípios, parceria com a Liga Paranaense de Combate ao Câncer e o lançamento do selo comemorativo aos 200 anos da vinda da família real portuguesa ao Brasil.

Os ataques, críticas e ironias aos adversários, desafetos e instituições deram lugar a um comentário ponderado do vice-governador a respeito da decisão que proibiu o uso político do programa. ?Esta reunião tem a finalidade de orientar, informar e traçar linhas de ação com nossa equipe de trabalho, mas acima de tudo prestar contas, graças à transmissão pela Rádio e Televisão Paraná Educativa, das muitas ações que desenvolvemos?, explicou o governador em exercício. ?É importante e necessário que a Paraná Educativa possa livremente continuar desempenhando o seu papel e que se restabeleça o mais rápido possível a plenitude da liberdade democrática de expressão. Jamais se pode fazer previamente um julgamento de quem quer que seja, como acontece hoje no Paraná?, defendeu Pessuti, sem citar o desembargador Edgard Lippmann Júnior, responsável pela decisão e alvo preferido de Requião nas últimas semanas. A reunião de ontem não foi transmitida pelo Canal 21, usado nas duas últimas semanas para burlar a decisão Judicial.

Na reunião, Pessuti e os secretários Gilberto Martin (Saúde) Lygia Pupatto (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) assinaram termo de compromisso com a Liga Paranaense de Combate ao Câncer para a compra a preço de custo dos primeiros cateteres fabricados no Brasil para pacientes com câncer, desenvolvidos com recursos do Fundo Paraná. O Fundo, mantido com recursos do Tesouro do Estado, financiou R$ 500 mil em máquinas e equipamentos para a fabricação dos cateteres em Curitiba.

O governador em exercício e o secretário Luiz Forte Netto também assinaram convênios com prefeituras para a realização de obras financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano. ?É fundamental que a população saiba de ações como essa. A Escola de Governo serve para isso, para mostrar o que estamos fazendo com o dinheiro público a favor do povo do Paraná. E é por isso que continuaremos a vir aqui?, disse Pessuti, que também recebeu dirigentes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para o lançamento do selo dos 200 anos da vinda da família real.

Para os deputados da oposição, a ?escolinha? de ontem, com informações sobre as ações do governo mas sem ataques ou ironias, mostra que a determinação da Justiça nada tem de censura. ?É só cumprir a lei que não tem censura?, resumiu o líder da oposição na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB). ?O problema está viajando?, ironizou. Para Fernando Carli Filho (PSB) o Estado pode usar a TV para informar sobre suas realizações. ?A decisão foi para conter um desvio sem controle da finalidade da TV?, disse. ?O Pessuti tem muito mais trato, muito mais postura de governador que o Requião. Ele mostrou que é possível se trabalhar sem criar conflitos. O Paraná estaria melhor se o governador fosse ele?, concluiu.

Voltar ao topo