Pesquisa do Ibope aponta Beto com 74% e Gleisi com 13%

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), tem 74% das intenções de votos para a eleição que será realizada no próximo dia 5 de outubro. Apontada em outros levantamentos, a liderança de Beto na disputa foi confirmada em pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada ontem, 10, pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC). A candidata Gleisi Hoffmann (PT) permanece em segundo lugar com 13% dos votos.

Apenas dois outros candidatos, Carlos Moreira Junior (PMDB) e Fábio Camargo (PTB), pontuaram na sondagem do Ibope. Moreira e Camargo estão empatados com 1% das intenções de votos. Ricardo Gomyde (PCdoB), Bruno Meirinho (PSOL), Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não foram citados pelos 602 entrevistados ouvidos entre os dias 7 e 9 deste mês pelo Ibope.

Os votos em branco somam 3%. Outros 8% se declararam indecisos. A margem de erro da pesquisa é de 4%. No TRE, a pesquisa foi registrada sob o número 2090/008.

Se comparada com a última pesquisa do Ibope, Beto teve crescimento de quatro pontos porcentuais, Gleisi teve queda de três pontos, enquanto Camargo e Moreira tiveram queda de um ponto porcentual.

Na simulação do segundo turno, realizada pelo Instituto, Beto venceria com 74% dos votos, contra 16% de Gleisi. Brancos e nulos totalizariam 5%. Os indefinidos seriam 5%.

Aprovação e rejeição

O Ibope apurou rejeição dos candidatos entre os eleitores que participaram da pesquisa. Fábio Camargo tem o índice mais alto, 23%. Beto ostenta o menor índice: 6%.

Bruno Meirinho, Gleisi Hoffmann e Carlos Moreira empatam em 22%. Lauro Rodrigues (PTdoB) é rejeitado por 18%, Ricardo Gomyde por 12% e Maurício Furtado 14%.

O Ibope pesquisou ainda a aprovação popular da administração do atual prefeito e candidato à reeleição. Para 29% dos entrevistados, a gestão de Beto é ótima. Outros 53% definem a administração do tucano como boa. Regular foi o conceito dado por 13% dos ouvidos pela pesquisa. Para 1%, a atual administração é ruim.

Embora na pesquisa do Ibope a candidatura de Gleisi Hoffmann não consegue decolar, a candidata manifesta otimismo: “Continuo acreditando na receptividade que sinto da população nas ruas e que ainda não aparece refletida nas pesquisas”, disse. J

á Beto Richa disse que “mais uma vez tenho que agradecer aos curitibanos pelo apoio. A população esteve conosco nestes quatro anos, decidindo o que é melhor para a cidade e governando em parceria, e agora novamente confirma sua aprovação à administração”.

Segundo o candidato tucano, “os resultados das pesquisas aumentam ainda mais minha responsabilidade com os curitibanos, tamanha a confiança que eles têm demonstrado nas minhas propostas”.