Pentacampeonato não absolve os “cartolas”

A conquista do pentacampeonato mundial de futebol não deve servir de pretexto para a absolvição dos dirigentes indiciados pela CPI do Futebol. O alerta foi feito pelo senador Álvaro Dias (PDT), que presidiu a comissão: “O Brasil fez festa para receber a seleção brasileira. Esta festa, contudo, é para os jogadores, talentosos, e para o técnico Luiz Felipe, que demonstrou competência. Não pode ser, evidentemente, para os cartolas desonestos que foram indiciados pela CPI do Futebol, e nem para absolvê-los das falcatruas que praticaram”, assinalou.

Álvaro disse estar ciente de que há uma preocupação daqueles que imaginam que esta conquista possa absolver os envolvidos em corrupção na administração do nosso futebol. “De forma alguma. Nós esperamos que isso não ocorra. Queremos que o Ministério Público cumpra, rigorosamente, o seu dever, adotando os procedimentos necessários para responsabilização civil e criminal dos envolvidos em corrupção”.

Para o senador, “essa conquista serve de estimulo para a reorganização do futebol brasileiro. Para uma mudança e para transformação da atual estrutura, em estrutura de modo a que o futebol possa ter maior rentabilidade econômica e social em favor do nosso pais”, ponderou.

O pedetista lembrou que no mundo o esporte movimenta 280 bilhões de dólares por ano e emprega 400 milhões de pessoas. No Brasil movimenta 170 bilhões, algo em torno de 3,3% do PIB brasileiro, sendo que o futebol responde por 60% deste volume de recursos. “Na América Latina ainda é apenas 1% do PIB, mas há uma previsão de investimentos nos próximos cinco anos de 60 bilhões de dólares neste lado da América. Portanto, finalizou, administrado com mais inteligência e organizado com maior eficiência, o futebol trará benefícios imensos para todo o povo brasileiro”.

Voltar ao topo