Osmar entra na campanha de Cristovam no Paraná

Criticado pelos concorrentes por não estar se envolvendo na campanha do senador Cristovam Buarque (PDT), o senador Osmar Dias (PDT) confirmou ontem a participação no próximo domingo, 3, em um compromisso de campanha do candidato do partido à presidência da República em Curitiba. Cristovam estará na cidade para um café-da-manhã com militantes e um almoço com professores, que está sendo organizado pelo diretório estadual do PDT.

Será a primeira vez que Osmar estará presente a uma atividade de campanha do senador Cristovam Buarque. Desde o início da campanha, o senador paranaense tem mantido distância da candidatura presidencial do partido. Osmar nunca escondeu sua posição contrária ao lançamento de um candidato a presidente por achar que a participação do partido na sucessão prejudicava as alianças dos candidatos aos governos nos estados.

Cristovam já veio quatro vezes ao Paraná nesta campanha. Osmar esteve com o senador do Distrito Federal uma única vez, quando recebeu Cristovam em sua casa. Na visita mais recente do candidato do PDT, há mais de um mês, o senador Osmar Dias alegou desencontro de agendas. E não compareceu.

Osmar, entretanto, causou polêmica ao participar de um almoço com o candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, em Curitiba, há vinte dias. O candidato do PPS, Rubens Bueno, que apóia Alckmin, reclamou da participação do senador pedetista no almoço, acusando-o de ser infiel a Cristovam. Um filiado do PDT em Curitiba chegou a denunciar formalmente Osmar à direção nacional do partido. O candidato do PDT ao governo respondeu que recebeu Alckmin como senador e que vários dos seus apoiadores são tucanos.

O vereador Jorge Bernardi, que coordena a campanha de Cristovam no Paraná, afirmou que não há nenhum mal-estar entre Osmar e o candidato a presidente e que se o senador não participou antes da campanha foi porque não estava bem de saúde. ?Está tudo correndo bem?, disse.

Mudança de planos

Até ontem à tarde, a assessoria de Osmar ainda não sabia se o senador irá se encontrar com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) no próximo dia 9. Lula virá para uma atividade da campanha à reeleição na Região Metropolitana de Curitiba. Inicialmente, ele faria dois comícios – em Curitiba e Colombo – mas ontem, a coordenação da sua campanha no Paraná antecipou que ele irá cancelar um deles.

É mais provável que a agenda de Lula se concentre em Colombo. O motivo é que a coordenação nacional de campanha marcou para o mesmo dia compromissos de Lula em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Para encaixar sua visita ao Paraná, já terá que ser cancelada parte do seu roteiro em Santa Catarina, onde estão previstas visitas a Florianópolis, Joinville e Blumenau.

A coordenação da campanha de Lula informou que a proposta é realizar apenas o comício de Colombo, marcado para o terminal de transporte coletivo de Alto Maracanã, onde está sendo instalado o primeiro restaurante popular do programa do governo federal no Paraná. Como além do feriado de Sete de Setembro, Curitiba também comemora o Dia da Padroeira, na sexta-feira, dia 8, a coordenação de campanha estima que haverá um esvaziamento da cidade no sábado.

Será a segunda passagem de Lula pelo Estado durante o primeiro turno da sucessão presidencial. Nos dias 24 e 25 de agosto, o presidente esteve em Foz do Iguaçu, onde participou de eventos com empresários, prefeitos e presidentes de cooperativas. 

Voltar ao topo