Oposição propõe CPI para investigar ação da Urbs

O vereador Adenival Gomes (PT) está propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Curitiba para investigar a atuação da Urbs – empresa da prefeitura responsável pela fiscalização de trânsito e pelo gerenciamento do transporte coletivo na cidade. A proposta será discutida hoje, durante reunião da bancada do PT.

“O objetivo específico da CPI será apurar responsabilidades pela conivência histórica da Urbs com a circulação de vales-transporte falsos em Curitiba”, explicou Gomes. “Já são tantos os escândalos relacionados à empresa municipal que se faz necessária uma ampla investigação a respeito de toda a sua atuação”, opinou o vereador.

Na última quinta-feira o Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Consumidor, ingressou com uma ação civil pública contra a Urbs. Assinada pelo procurador Ralph Sabino dos Santos e pela promotora Elaine Sanches, a ação aponta que, além de não alertar a população quanto à falsificação das fichas metálicas, a empresa municipal também revendia VTs falsos em seu próprio guichê. “A Urbs jamais submeteu a um processo de triagem as milhares de fichas falsas que diariamente lhe eram repassadas pelas empresas de ônibus. Através da criação de uma CPI, o Legislativo municipal pode vir a complementar o trabalho que já vem sendo realizado pelo Ministério Público”.

Voltar ao topo