Oposição cobra o relatório da Ceasa

O deputado Élio Rusch (DEM) cobrou ontem do líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), a remessa das informações sobre o resultado da auditoria realizada na Ceasa (Central de Abastecimento do Paraná). Rusch disse que Romanelli se comprometeu a entregar cópias do relatório da auditoria à liderança da bancada de oposição no dia 20 de março, que desencadeou a demissão dos principais diretores do órgão, há dois meses.

Desde o afastamento dos diretores, a oposição está solicitando os dados, reclamou Rusch, que está substituindo provisoriamente o deputado Valdir Rossoni (PSDB) na liderança da bancada de oposição. ?Se o Romanelli não entregar, vamos aprovar o pedido de informações em plenário?, disse Rusch, explicando que havia retirado o pedido ao receber de Romanelli a garantia sobre a divulgação das conclusões da auditoria.

As informações sobre os resultados da auditoria na empresa foram requisitadas ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini. Como Romanelli não estava presente à sessão de ontem, o líder do PMDB, deputado Valdir Pugliesi, respondeu à Rusch, dizendo que na próxima semana, o líder do governo esclarece as razões do atraso na entrega do documento.

O líder da oposição disse que o acesso ao relatório é fundamental para saber as razões que levaram o governo do Estado a demitir toda a diretoria da Ceasa. Em março, o governo afastou a ex-diretora-presidente, Jane Elisabeth Setenareski, e os diretores administrativo e financeiro, Édson Bernardelli, técnico, Manoel Lopes de Andrade. Eles foram denunciados pelo ex-diretor de agronegócios, Paulo Ricardo da Nova, ao ouvidor-geral do estado, Luiz Carlos Delazari, por supostas irregularidades na administração dos recursos do órgão. Da Nova também saiu do governo. O mesmo aconteceu com Lopes de Andrade. A auditoria foi conduzida pelo Núcleo de Repressão ao Crime Econômico (Nurce) e as investigações foram realizadas em sigilo. Setenareski e Bernardelli eram indicações diretas do vice-governador Orlando Pessuti, que comandou a Secretaria da Agricultura nos três primeiros anos do segundo mandato (de 2003 a 2006) do governador Roberto Requião (PMDB).

?Se eles foram demitidos, é porque alguma coisa a auditoria mostrou. Nós queremos saber o que foi que essa auditoria concluiu?, disse Rusch. De acordo com o deputado, até agora, o governo não apresentou as conclusões da auditoria. ?Demitem quatro diretores da Ceasa e ninguém até hoje sabe o motivo?, atacou o líder da oposição.

Voltar ao topo