Frente antipizza!

OAB garante que vai ficar de olho no escândalo da Câmara

O presidente da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil, José Lúcio Glomb, disse, nesta terça-feira, que a Ordem acompanhará de perto as investigações sobre as irregularidades nos gastos com publicidade pela Câmara Municipal de Curitiba supostamente cometidas pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB). Glomb recebeu a visita dos vereadores de oposição e dos integrantes do movimento “Corrupção também é violência”, que pediram a colaboração da OAB no processo, nos moldes do que a Ordem fez ano passado, ao encabeçar o movimento contra as irregularidades na Assembleia.

“Nossa instituição tem história de defesa da democracia e da moralidade, acompanhando os fatos mais importantes da história do País. E não nos furtaremos a isso quando ocorre na nossa cidade”, disse Glomb, que prometeu o acompanhamento do Ordem, através de seu Observatório da Corrupção, na tramitação dos processos no Ministério Público e Tribunal de Contas e a participação em eventuais mobilizações populares pela transparência no processo.

Apesar de acreditar que seria prudente que o próprio Derosso pedisse afastamento da presidência durante a investigação, Glomb não defendeu uma investida para afastá-lo do cargo, ao contrário do que ocorreu no caso da Assembleia. “No ano passado, houve corrupção visível e clara. O caso da Câmara está sendo investigado, mas seria leviano fazer qualquer tipo de julgamento agora”, explicou-se.

Glomb disse que, nos próximos dias, deverá convocar o movimento estudantil para uma reunião na sede da Ordem para ajuda-los a organizarem-se para uma manifestação popular contra a corrupção. “E estaremos presentes em todos os movimentos, defendendo o princípio básico da defesa da moralidade”.