Novo prédio vai abrigar parte do governo

O novo prédio do governo do Paraná no Centro Cívico, em Curitiba, será inaugurado no dia 1.º de janeiro de 2007. A solenidade de inauguração vai coincidir com a posse do governador Roberto Requião para o mandato 2007-2010. O governo estadual investiu R$ 21,5 milhões para recuperar a antiga estrutura, que estava abandonada desde 1986 e que agora vai centralizar parte da administração estadual.

Ainda neste ano deve começar a ocupação do novo edifício pelos funcionários do gabinete do governador, da Casa Civil, da Casa Militar, da Secretaria da Comunicação Social e do Cerimonial. Esse pessoal atualmente trabalha no Palácio Iguaçu e será transferido para que a sede do Executivo seja reformada. As obras no Palácio Iguaçu devem começar em meados do ano que vem. Segundo o secretário de Obras Públicas, Luiz Caron, a reforma do Palácio Iguaçu deve demorar cerca de um ano e meio.

A primeira fase da remodelação do antigo prédio do Fórum, com o desmonte dos quatro pavimentos superiores, começou em agosto de 2004. Essa etapa foi concluída em maio de 2005. Na segunda fase da obra foram feitos o reforço estrutural, com adição de pilares e vigas, e a implementação do novo projeto arquitetônico, que redefiniu o aproveitamento dos espaços e incluiu o uso de materiais modernos, como placas de alumínio, vidro e granito.

O Centro Cívico começou a ser construído pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto, a partir de um projeto do arquiteto Xavier Azambuja, e foi inaugurado em 1953, ano em que o Paraná comemorou seu centenário de emancipação política.

O complexo é composto de um conjunto de edifícios onde estão localizados os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa, o edifício Humberto de Alencar Castelo Branco e dois blocos formados pelos edifícios Caetano Munhoz e Affonso Alves, onde está localizada a maioria das secretarias do estado.

Também fazem parte do conjunto o Tribunal de Contas, o Tribunal do Júri, o Fórum de Curitiba e a Prefeitura Municipal, além da praça Nossa Senhora da Salete, com 52 mil metros quadrados, projetada pelo paisagista Burle Max.

Voltar ao topo