Movimento quer baixar o pedágio no Paraná

Em audiência pública realizada na manhã de ontem na Assembléia Legislativa foi lançada a Frente Ampla pelos Avanços Sociais, um movimento suprapartidário, envolvendo deputados estaduais, federais, senadores prefeitos e lideranças da sociedade civil, que divulgou o manifesto ?Baixar o Pedágio Já?, que tem por objetivo contestar as tarifas cobradas pelas seis concessionárias que operam no Estado.

?A Frente Ampla pelos Avanços Sociais convoca todos os paranaenses para dar um basta nesta sangria perpetrada pela selvageria excludente de seis concessionárias que em menos de uma década solaparam mais de R$ 5 bilhões – valores atualizados – da economia e do setor produtivo do Paraná?, diz o manifesto. A frente realizará reuniões na maioria das cidades do Estado, a próxima está marcada para sexta-feira (26), a partir das 14h, na Câmara de Vereadores de Londrina. ?Nós queremos fazer uma mobilização da sociedade paranaense, principalmente depois que tivemos o leilão das rodovias federais que cruzam o litoral do Paraná. Está demonstrado cabalmente que o problema é grave: a economia paranaense está sangrando?, disse o deputado Luiz Romanelli (PMDB).

Foto: Chuniti Kawamura
Vanhoni: manifesto.

?Toda luta em defesa da sociedade é importante, é fundamental que haja a participação de todos e a Assembléia Legislativa é a caixa de ressonância da sociedade. Mesmo sendo um deputado de oposição, participo desse evento e apoio a Frente Ampla pelos Avanços Sociais?, disse o deputado Durval Amaral (DEM). Essa também foi a opinião de Augustinho Zucchi (PDT), que levou, ainda, o apoio do senador Osmar Dias à frente. ?Trago o apoio do senador Osmar Dias e do PDT para encontrarmos uma alternativa, do ponto de vista prático, para que se reduzam imediatamente os preços dos pedágios no Paraná. É preciso mobilizar a sociedade paranaense para que tenhamos sucesso nessa luta.?

O deputado Péricles Mello (PT) disse que os contratos feitos com as concessionárias simularam uma concorrência, quando, na verdade, houve um acordo entre as empreiteiras para dividir os lotes ofertados. ?As obras foram superfaturadas, como denunciei ainda em 1998 – um dos dados que mais chamaram minha atenção foi o custo de uma única praça de pedágio: R$ 4 milhões! -, e o resultado de tudo isso são as tarifas absurdas que penalizam todos os paranaenses?, disse.

Foto: Fábio Alexandre
Durval Amaral: luta social.

Em Brasília, o manifesto foi lido em plenário pelo deputado federal Angelo Vanhoni (PT) e pelo senador Alvaro Dias (PSDB). ?O movimento vem na esteira da última licitação realizada. Das duas, uma: ou o governo brasileiro presenteou uma empresa espanhola que passa a ser concessionária de pedágios nas rodovias brasileiras e, neste caso, nós teríamos que instalar uma CPI para investigar ou, então, as tarifas praticadas nas estradas brasileiras são exorbitantes e, se são exorbitantes, devem ser reduzidas. E esta é a razão de ter surgido este movimento no Estado do Paraná?, disse Alvaro.

A campanha ?Abaixar o Pedágio Já!? conta ainda com apoio do Sindicato dos Engenheiros do Paraná, União Nacional dos Estudantes, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores, entre outras entidades.

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