Ministra defende incentivo ao turismo na Amazônia

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse ser favorável a investimentos na capacitação profissional e em infra-estrutura para fortalecer o turismo no Brasil, em especial na região amazônica. Em audiência sobre o tema, ela informou que o programa "Viaja Mais – Melhor Idade" vai incluir a Amazônia como um dos seus destinos. O programa, a ser lançado no dia 27, é uma iniciativa do ministério que prevê pacotes turísticos com preços reduzidos para maiores de 60 anos.

Marta ressaltou que a Amazônia conta com beleza natural, que ela considera o principal atrativo do "turismo no século 21". A ministra lembrou que há um interesse especial dos estrangeiros pela Amazônia. Esse interesse, segundo ela, vem aumentando por causa de problemas como o aquecimento global e a escassez de água no planeta.

Aviação regional

Durante a audiência, a presidente da Comissão da Amazônia, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), pediu à ministra que interceda pelo fortalecimento da aviação regional na região. A deputada lembrou que esse setor não ultrapassa 5% do mercado brasileiro de aviação. Anteriormente, a ministra havia admitido que a aviação regional é um dos pilares para o desenvolvimento do turismo no País.

Vanessa Grazziotin também criticou a necessidade de os habitantes da Região Nordeste terem de se deslocar em direção ao sul para embarcar em aviões com destino aos Estados Unidos ou à Venezuela. "Não há lógica", disse.

A audiência é promovida pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Turismo e Desporto. O evento ocorre no plenário 9.

Voltar ao topo