Facultativo

Mesmo sem obrigação, eleitores cumprem direito ao voto

Camila, de 17 anos, votou pela primeira vez. Foto: Felipe Rosa

Neste domingo (2), entre os milhares de eleitores que foram às urnas em Curitiba, alguns deles tinham características menos convencionais. Seja pela decisão de votar mesmo sem obrigação, com os eleitores de voto facultativo (menores de 18 anos e maiores de 70), ou pela quebra de algumas barreiras para exercer a cidadania.

Luiza não precisa mais votar, mas fez questão de cumprir o direito de cidadã. Foto: Felipe Rosa
Luiza não precisa mais votar, mas fez questão de cumprir o direito de cidadã. Foto: Felipe Rosa

A viúva Luiza Guerra Branco, 85 anos, está na classe de pessoas que nem precisa mais votar. Mesmo assim, fez questão de cumprir o direito de cidadã e foi às urnas, no Clube Curitibano. “Tenho os netos e bisnetos e faço questão de deixar uma Curitiba melhor para eles”, disse.

Deficiente visual, Antônio Gonçalves, 66 anos, mesmo com todas as dificuldades também votou neste domingo. “Sou obrigado”, reclamou ele. Gonçalves não passou pela biometria e teve que usar uma urna comum. “Foi fácil”, avaliou.  Todas as urnas estão preparadas para votação em braile.

Antônio reclamou, mas disse que foi fácil. Foto: Felipe Rosa
Antônio reclamou, mas disse que foi fácil. Foto: Felipe Rosa

Jovens

A capital paranaense teve uma redução no número de eleitores de 16 e 17 anos. Em 2014, eram 11 mil eleitores nessa faixa de idade. Este ano, são pouco mais de 5 mil. Votando pela primeira vez, Camila Rosa, 17 anos, analisou o programa de governo de todos os candidatos antes de votar.

“Tenho uma amiga advogada que disse que a gente só se torna adulta depois de votar”, disse. Ela também assistiu todos os debates antes de usar o título pela primeira vez. “Vou votar naquele que apresentou a melhor proposta, em minha opinião”, disse.

Número de eleitores

Curitiba ganhou 116.278 novos eleitores em 2016, uma diferença de 9,91% em relação às eleições de 2012 e de oito pontos percentuais em comparação com a média do estado, que é de 1,38%. Serão 1.289.217 eleitores na capital. De 1996 a 2016, o crescimento registrado na cidade é de 33,92%. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).