NOVO CARGO

Mais próximo a Beto, Elio Rusch assume comando estadual do DEM

O deputado estadual Elio Rusch foi aclamado, na manhã deste sábado (20), como novo presidente estadual do DEM, em convenção realizada pelo partido, em Curitiba. Rusch substitui o deputado federal Abelardo Lupion, que comandou o partido nos últimos 11 anos, mas decidiu entregar o comando para um membro mais ligado ao governador Beto Richa (PSDB), uma vez que, no ano passado, Lupion apoiou Osmar Dias (PDT) nas eleições estaduais. O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), e o governador em exercício, Flávio Arns (PSDB), também estavam presentes na convenção.

“É um gesto de grandeza dele. Embora ele já tenha se acertado com o Beto, seu filho, Pedro, seja atuante na bancada de apoio ao governador e todos entendemos que a postura dele no ano passado foi por motivos pessoais, ele entendeu que para o partido, que faz parte do governo, é importante ter na presidência alguém próximo ao governador”, disse o novo presidente do DEM, que é vice-líder de Beto na Assembleia. “Ele já teve esse gesto no ano passado, quando não criou dificuldade para o partido apoiar o Beto e licenciou-se do comando durante a eleição”, lembrou.

Lupion disse entregar o cargo com tranquilidade, sabendo da contribuição que deu para o partido e dos frutos que colheu. Disse que está fazendo a sucessão da maneira que quis e para as pessoas que quis, e que está passando o cargo para alguém com mais gás e que pode fazer ainda melhor, mas reconheceu que o principal motivo é a relação com o governador Beto Richa.

“Com alguém que apoiou o governador, o diálogo fica muito mais fácil. Esse comportamento é importantíssimo para o partido. Foi assim, entregando a presidência para o Durval Amaral durante o processo eleitoral do ano passado, que conseguimos ter quatro secretários na atual administração, inclusive com a secretaria mais importante do governo, a Casa Civil (ocupada por Durval)”.

A nova executiva do DEM, tem, além de Elio Rusch na presidência, os deputados Plauto Miró e Durval Amaral e Luiz Carlos Setim como vice-presidentes e o deputado estadual Pedro Lupion como secretário-geral.

Rusch disse que assume o partido já pensando nas eleições municipais do ano que vem, sua primeira missão. “Nem poderia ser diferente, estamos a 40 dias do prazo para filiação partidária. Vamos percorrer os Estado, nosso diretórios regionais, atrás de novas lideranças, para termos o maior número de candidatos próprios possível e eleger uma bela bancada de vereadores”, disse, informando que o partido deverá lançar candidato próprio em Ponta Grossa, Maringá, Paranavaí, Campo Mourão e Pato Branco, entre outras cidades.

Em Curitiba, Rusch disse que o caminho natural do DEM é o apoio à reeleição de Luciano Ducci (PSB). “Ajudamos a eleger o Luciano, estamos na administração municipal. Não há o que inventar, esse é nosso caminho”, afirmou.

O deputado disse, ainda, que o partido segue como um dos mais fieis ao governo Beto Richa (PSDB) e não se incomoda com a adesão do PMDB à bancada de apoio. “Estamos com Beto desde 2002, quando ele disputou sua primeira eleição majoritária. A vinda do PMDB só mostra que estamos do lado certo. É claro que cada vez que se traz um adversário, há um descontentamento de alguns, mas isso vai ser digerido rapidamente”, analisou.

Leia mais: Lupion acredita na CPI da Corrupção e critica o PSD