Carona suspeita

Lula veio a Curitiba em jatinho de ex-ministro envolvido no Mensalão Mineiro

O jatinho usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para vir a Curitiba prestar depoimento na Justiça Federal, pertence a um ex-ministro envolvido no escândalo do Mensalão Mineiro, que eclodiu em 1998. A informação é do jornal O Globo. A chegada dele no Aeroporto Internacional Afonso Pena aconteceu por volta das 10h20 e foi recebida com festa por um grande grupo de petistas.

Segundo a reportagem, o jato é de propriedade da holding de seu ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. A aeronave é do modelo PRBIR e foi confirmado pela FAB que está registrado com o nome Samos Participações Ltda, de acordo com a base de dados da Anac. Mares Guia consta como sócio-administrador.

LEIA MAIS: Acompanhe em tempo em real a movimentação em Curitiba com a chegada de Lula

O esquema do Mensalão Mineiro teria arrecadado mais de R$ 100 milhões através do desvio de dinheiro público e de estatais. Mares Guia teria sido o responsável por movimentar recursos da campanha de Eduardo Azeredo, mesmo não sendo formalmente coordenador de campanha. Ele admitiu ter feito empréstimos a Azeredo, mas negou o esquema irregular que envolveu também o empresário mineiro Marcos Valério.

Não é a primeira vez que a empresa de Mares Guia serve ao ex-presidente Lula. No ano passado, ele alugou um Cessna prefixo LFT que levou Lula a uma viagem a Brasília. O ex-presidente também fez outros voos, entre eles para Belo Horizonte, no mesmo jato.

Chegada de Lula no Aeroporto Afonso Pena aconteceu por volta das 10h20 desta quarta-feira (10). Foto: Suellen Lima/Estadão Conteúdo
Chegada de Lula no Aeroporto Afonso Pena aconteceu por volta das 10h20 desta quarta-feira (10). Foto: Suellen Lima/Estadão Conteúdo