Lula reclama de disputa pelos recursos do pré-sal

Na visita à Refinaria de Petróleo Clara Camarão, no interior do Rio Grande do Norte, a 165 quilômetros de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou da “briga” pelos recursos da exploração de óleo na camada pré-sal. Em discurso a uma plateia formada por funcionários da empresa, ele voltou a defender a proposta de priorizar o investimento dos recursos na educação.

“Temos que destinar o dinheiro do pré-sal em primeiro lugar para a educação”, disse. “Sem educação a gente não vai a lugar algum.”

Lula ainda citou como áreas prioritárias, na ordem, ciência e tecnologia, cultura, meio ambiente e saúde. “A gente não pode permitir que esse dinheiro do pré-sal entre no ralo comum da administração pública”, disse.

O material de divulgação – folders e cartazes da Petrobras e releases da Presidência – incluiu a figura do presidente Lula como se tivesse participado da “implantação” da refinaria. Na verdade, a refinaria já funciona. A partir de 2010, a refinaria que já produz GLP, diesel e querosene, produzirá também gasolina.