Lula diz que PT sairá mais forte das eleições internas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje que seu partido sairá mais forte deste processo de eleições internas (PED). Depois de votar no diretório da legenda, em São Bernardo do Campo, na manhã de hoje, o presidente afirmou: "O PT sairá dessas eleições muito mais forte do que em qualquer outro momento.

Mesmo sem ter declarado o voto, nos bastidores a informação é de que sua preferência é pela reeleição do atual presidente da sigla, deputado federal Ricardo Berzoini (SP). Lula disse que todos os candidatos que estão no páreo têm história e podem ser eleitos para dirigir um partido com as dimensões que o PT exige. E comentou: "Berzoini assumiu PT num momento crítico e demonstrou habilidade, mas os outros também têm competência.

Em rápida entrevista, o presidente lembrou o PED de 2005, quando o partido enfrentava o auge do escândalo do mensalão: "Quando todos achavam que o PT estava morto, 330 mil petistas votaram. Acho que a força viva do PT vai continuar.

Além de Berzoini, disputam a presidência da legenda José Eduardo Cardozo, Jilmar Tatto, Valter Pomar, Markus Sokol, José Carlos Miranda e Gilney Viana. A expectativa é de que cerca de 300 mil filiados participem hoje do PED. Caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos, as eleições serão decididas em segundo turno, marcada para 16 de dezembro.

Voltar ao topo