Caso Belinati

Londrina espera maior agilidade do TSE

O pedido de vistas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Brito, frustrou a expectativa dos políticos londrinenses de ter, ao menos, uma orientação sobre o futuro político da cidade caso a cassação do registro de candidatura de Antônio Belinati (PP) – o mais votado nas eleições municipais – seja mantida pela corte.

Após prometer julgar a questão o quanto antes, o ministro Carlos Ayres Brito levou a julgamento, na sessão de quinta-feira do Tribunal, a Consulta 1.657 do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sobre como proceder em caso de eleição em que os votos nulos superem os votos válidos (o que acontecerá com o segundo turno de Londrina se o registro de Belinati for cassado e todos seus votos considerados nulos). Mas, alegando que o assunto era muito complexo e merecia análise cuidadosa, Brito pediu vistas ao processo, prometendo reapresentá-lo na próxima semana.

A decisão deixou “injuriado” o deputado federal Alex Canziani (PTB) que lidera um movimento de políticos londrinenses que pressionam a Justiça para uma decisão rápida sobre o caso.

“Na próxima terça eu vou estar lá (no TSE) pessoalmente, de novo, para pedir que o assunto seja realmente votado em definitivo. A corte tem que reconhecer a importância de Londrina. A gente vai vencer nem que for pelo cansaço”, declarou.